StayAway Covid já está disponível para smartphones

StayAway Covid é uma aplicação voluntária que, através da proximidade física entre smartphones, permite rastrear de forma rápida e anónima as redes de contágio por covid-19.

29 Ago 2020 | 9:50
StayAway Covid
-A +A

A aplicação StayAway Covid já pode ser descarregada pelos utilizadores com um smathphone com sistema Android. A ministra do Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, tinha afirmado que a aplicação estaria disponível para ser descarregada na próxima semana, mas chegou mais cedo e já está disponível na Google Play Store. Falta apenas estar disponível para smartphones com sistema operativo iOS.

«A aplicação está pronta, fez todos os testes de segurança. Há um período que é necessário para que ela seja disponibilizada nas lojas das diferentes plataformas tecnológicas que usamos nos nossos telemóveis e a informação que tenho é que na próxima semana ela já estará disponível para ser descarregada», afirmou a ministra na conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros.

A aplicação fica obrigada a respeitar a legislação e a regulamentação sobre proteção de dados e sobre cibersegurança e a Direção-geral da Saúde é a responsável pelo tratamento de dados para cumprir a legislação europeia e portuguesa de proteção de dados.

A StayaWay Covid é uma aplicação voluntária que, através da proximidade física entre smartphones, permite rastrear de forma rápida e anónima as redes de contágio por covid-19, informando os utilizadores que estiveram, nos últimos 14 dias, no mesmo espaço de alguém infetado com o novo coronavírus.

Texto: Joana Ferreira com Lusa

PUB
Top