Surpresa em “Festa é Festa”: Sôtor aparece e deixa todos espantados

No episódio desta noite de “Festa é Festa”, TVI, Manuela acha que o Sôtor devia avisar a Guarda que já apareceu, mas ele diz que nunca desapareceu. Aida e Tomé benzem-se ao ver o Sôtor.

06 Mai 2021 | 13:40
-A +A

No episódio desta noite de “Festa é Festa”, TVI, Peixoto (Vítor Emanuel) diz que é impossível ter o dinheiro disponível no dia seguinte. Albino (Pedro Alves) está passado, pois o dinheiro também era dele e precisa de o apresentar. Peixoto vai embora e diz que lhe liga para a semana. Albino fica aflito e Elisabete (Ana Marta Contente) não sabe o que fazer.

São (Sílvia Rizzo) e Florinda (Ana Brito e Cunha) já estão à conversa, com esta a tentar tranquilizar São de que ninguém ia mexer nas malas. São está desanimada com tudo o que tem acontecido desde que saíram de França. Florinda disponibiliza-se para lhe emprestar dinheiro.

Fernando (Manuel Marques) dá 100€ a Jorge (Manuel Melo) mas pede-lhe para não dizer nada a ninguém. Jorge fica emocionado e abraça Fernando. Este diz que se arrepende muito de não ter ido ao funeral do pai de Jorge.

Tomé (Pedro Teixeira) está a enrolar para ganhar tempo e pensar no que vai dizer. O dono do café conta que deram um chá ao Sôtor (José Carlos Pereira) e os Guardas querem saber tudo sobre o chá. Depois diz que o Sôtor dormiu no quarto de Elisabete e os Guardas acham que dormiram juntos.

Jorge repara em Bruno (Gonçalo Norton) e pergunta quem é. Ana Carolina vê que tem várias mensagens e chamadas de Bruno e resolve ligar-lhe. Bruno diz que não vai embora sem falar com ela e Ana Carolina pergunta-lhe onde está. Bruno diz que está no café e a bisneta de Corcovada (Maria do Céu Guerra) pede-lhe para ir ter com ela a casa. Dá-lhe 15 minutos para falarem e depois quer que ele se vá embora da aldeia.

Vuitton (Beatriz Costa) farta-se de esperar por Carlos (Rodrigo Paganelli) e vai embora, chateada.

O interrogatório a Tomé continua e ele já transpira com o nervosismo. Os Guardas percebem que ele está nervoso e confrontam-no. Tomé fica ainda mais nervoso quando os Guardas avisam que vão ter de fazer uma perícia.

Ana Carolina e Bruno estão sentados frente a frente, mas ele não consegue dizer nada a não ser pedir-lhe desculpa. Ana Carolina sorri por sentir que se libertou emocionalmente daquele empecilho e diz-lhe que o tempo acabou. A jovem empurra-o para fora de casa e fecha a porta.

Jorge está a beber cerveja com os colegas da equipa, mas eles queixam-se que Jorge nunca paga nada. Jorge pede mais uma rodada e pede para pôr na conta, mas promete que desta vez paga.

Tomé despede-se dos Guardas e compromete-se a avisá-los, caso haja algum desenvolvimento.  Tomé tranca-se no seu gabinete e vai buscar a mala do Sôtor para ver o que ele esconde na mala. Tomé insiste em saber porque motivo Aida (Ana Guiomar) foi ao quarto do Sôtor a meio da noite. Ela diz que foi à casa de banho e que a porta do quarto estava entreaberta, e foi assim que viu o Sôtor.

António (Luís Simões) ainda não sabia que o Sôtor tinha desaparecido, mas diz que acabou de vê-lo na praça. Aida decide ir ao consultório, mas Tomé vai com ela. Fernando diz a São que já falou com o pessoal da oficina e que as malas estão lá. Fernando quer ir lá com Manel (Vítor Norte), mas São faz questão de ir também.

Albino compõe a roupa e ensaia o que vai dizer à Presidente da Câmara. Elisabete chega e gosta de o ver arranjado, só tem pena que não seja para ela.

Corcovada põe um disco a tocar e começa a dançar sozinha. Passado algum tempo, repara que Ana Carolina está ali a observá-la e puxa-a para dançar consigo. Ana Carolina pergunta se há algum sítio que deva conhecer e a bisavó manda-a passear para o rio. Ana Carolina dá um beijo na testa da bisavó e vai embora.

Manuela (Inês Herédia) continua a olhar com espanto para o Sôtor, que está num misto de descontração e mistério. Manuela acha que o Sôtor devia avisar a Guarda que já apareceu, mas ele diz que nunca desapareceu. Aida e Tomé benzem-se ao ver o Sôtor. Aida quer tocar-lhe para ter a certeza que é real, mas Tomé não deixa.

Albino faz todos os possíveis para distrair Camila (Marta Gil) do seu objetivo e evita ao máximo mostrar as contas da Junta. Elisabete interrompe a reunião e diz que está ali uma pessoa para falar com Albino. Este sorri de alívio por ser o Padre, pois Camila não se irá opor a que fale com ele. Camila está irredutível e não deixa Albino ir falar com o Padre. Quer saber onde está o dinheiro em falta. Albino acaba por dizer que está no cofre, deixando Elisabete aflita pois sabe que não há lá dinheiro nenhum.

Fernando e São chegam a casa com as malas de viagem. Ao ver as suas malas de viagem, Vuitton atira-se a elas e abre-as só com o braço bom. São vai para abrir a sua mala, mas não se lembra do código. Bufa, furiosa.

Camila está a contar o dinheiro que estava no cofre. Elisabete ainda está incrédula. O Padre diz que precisa de Albino para enterrar um morto, mas Camila ainda precisa de rever umas contas. Albino diz que não pode deixar o morto à espera e de forma educada vai empurrando Camila para fora da sala.

Florinda (Ana Brito e Cunha) está a limpar o pó quando se lembra de ir ver quanto dinheiro tem guardado, pois nunca se sabe quando vai precisar dele. Fica em pânico ao perceber que o dinheiro desapareceu.

Recorde aqui o episódio anterior de “Festa é Festa”, TVI.

Texto e Fotos: TVI
PUB