Mais para a frente na história de “Quero é Viver”, da TVI, Rita (Margarida Corceiro) e Frederico (Diogo Infante) vão viver juntos. No entanto, não será o mar de rosas que ambos pensavam. A jovem começa a trabalhar num espaço noturno e o professor não sabe lidar com o constante assédio que Rita sofre, tornando-se as discussões constantes. Inclusive, Rita vai ser seduzida por Filipa (Joana Brandão), a psicóloga de Frederico e as duas quase que se envolvem, despertando a ira do professor ao saber.
Entretanto, dias depois, a filha de Gabriel (Thiago Rodrigues) questiona, desconfiada, Frederico por que razão ele agora nunca a deixa ir vê-lo à faculdade a dar aulas, insinuando que ele pode estar a sentir-se atraído por outra aluna. Este disfarça e diz que ela o desconcentra. Rita avisa que dá cabo dele se descobrir que ele a trai. “Porque se alguma vez me traíres, não respondo por mim. Eu mato-te… mas ia ser uma morte lenta. Apertava-te o pescoço, o suficiente para perderes os sentidos e, quando acordasses, eu matava-te”, revela. O professor pergunta-lhe o que ela lhe faria, excitado. Beijam-se com paixão e fazem amor.
Pouco depois, Rita prepara-se para sair para ir trabalhar. Frederico volta a mostrar o seu desagrado por ela trabalhar no Veneno, com ela a insinuar que ele é velho demais para percebê-la. O companheiro olha-a contrariado.
No dia seguinte, Frederico recusa a Rita que ela vá consigo ao tribunal para se divorciar de Natália (Fernanda Serrano), dizendo-lhe que só seria embaraçoso para ela estar consigo. “Prefiro ir sozinho”,assume. Ela olha-o aborrecida e insinua: “Queres estar sozinho com a tua mulher”. Horas depois, Rita beija Frederico e dá-lhe os parabéns por estar praticamente separado de Natália. “Vamos celebrar, baby”, diz, feliz, mas ele pede-lhe privacidade, pois tem de fazer uma chamada, esboçando um ar insidioso.
De seguida, ao telefone, pergunta de forma provocadora a Gabriel como se sente agora que já não é oficialmente amante de Natália. Gabriel riposta que um dia Rita também vai perceber que ele é um manipulador barato e vai deixá-lo, mas o rival diz-lhe que os atos dele só serviram para os aproximar ainda mais.