Acabou o segredo! Tatiana de Big Brother quebra silêncio e revela tipo de cancro

Tatiana Madureira ficou conhecida em 2003, com apenas 19 anos, ao entrar no Big Brother 4. A ex-concorrente esteve esta tarde na TVI e falou, pela primeira vez, sobre o tipo de cancro que teve.

13 Fev 2020 | 20:05
-A +A

Tatiana Madureira esteve à conversa com Fátima Lopes esta quinta-feira, 13 de fevereiro, para apresentar o marido, Carlos Machado, e o filho Lucas, de 18 meses.

Pelo meio, a transmontana recordou o drama do cancro. Tatiana refere que decidiu ir às urgências porque estava com uma «dor de barriguita» enquanto trabalhava, garantindo que nunca tinha sentido qualquer sintoma e que na semana anterior tinha ido ao ginecologista e estava «tudo bem». Até então, a fisioterapeuta tinha preferido manter em que zona do corpo teve cancro em segredo.

«Eu tive o cancro no ovário», conta a Fátima Lopes, afirmando que preferiu não contar antes porque tinha receio que as pessoas dissessem que não podia ser mãe devido à doença. «Implorei à minha mãe para não o dizer a ninguém. Sou dum meio em que há pessoas boas, mas também há pessoas muito más. A minha própria família paterna é muito má. Eles próprios diziam que eu nunca ia ter filhos», revela.

Tatiana recorda que tinha uma massa de 24 centímetros à volta do ovário, mas felizmente conseguiu superar o cancro graças aos tratamentos de quimioterapia e a muita força de vontade. E o filho Lucas é a prova viva de que é possível engravidar após um cancro no ovário… e Tatiana quer dar-lhe um irmão: «Já andamos nos treinos».

«Nunca quis dizer onde tive o cancro»

Em janeiro de 2020, Tatiana tinha-se recusado a dizer à revista TV 7 Dias de que tipo de cancro se tratava. Dez anos depois de ter entrado na casa mais famosa do País, decorria o mês de julho de 2013, e Tatiana do Big Brother, como é conhecida, viu a sua vida virada do avesso.

A ex-concorrente do reality show viu ser-lhe diagnosticado um cancro. «Nunca quis dizer onde tive o cancro. Talvez um dia. Não foi no pâncreas, não foi no peito, não foi na tiroide», como muito se especulou na altura. A nortenha foi operada de urgência e confessa ter passado por um período bastante «doloroso».

Tatiana admite que, durante o período em que lutou contra a doença oncológica, se revoltou e chegou mesmo a perder a fé em Deus. «Deixei de rezar… fiquei revoltada e disse: ‘Não rezo mais’. Com a evolução dos tratamentos, voltei a rezar. Fui recuperando aos bocadinhos a minha fé», explica, afirmando: «Deus deu-me uma nova oportunidade de vida.»

«Careca, debilitada e magrinha», a cantora conseguiu, alguns meses depois, ultrapassar essa fase mais complicada.
Seis anos depois, Tatiana tem apenas consultas de meio em meio ano, em Lisboa, onde fez quimioterapia. «A minha médica costuma dizer-me: ‘Se um cancro não te deitou abaixo, então nunca mais nada na vida te deita abaixo’», conta.

A viver em Lisboa durante a luta contra o cancro, a nortenha escondeu de grande parte da família e dos amigos o problema
de saúde. Só os pais, que continuam a viver em Macedo de Cavaleiros, é que sabiam. Tatiana preferiu guardar esta luta e,
assim, proteger uma das suas melhores amigas, que, naquele momento, «estava com um segundo cancro»«Só quando
acabei os tratamentos é que estive com ela. Eu tinha um gorro branco, tirei-o, e ela viu-me careca», recorda.

Tatiana acabou os tratamentos em dezembro de 2013 e a melhor amiga «morreu em fevereiro do ano seguinte».

«Estava careca quando me fui despedir dela ao caixão. Eu careca e ela careca à minha frente. Foi muito complicado. Bati muito mal porque podia ter sido eu», confessa. Para a cantora, a morte é um tema muito sensível e sobre o qual evita falar. «Eu tinha medo de morrer. Eu não lido bem com a morte. Nem comigo nem com as minhas pessoas próximas, não lido bem com isso», termina.

Texto: Inês Borges e Marisa Simões/  Fotos: Cedidas por Tatiana Madureira e Arquivo Impala
Veja também:
Exclusivo! Tatiana de Big Brother abre o coração e fala sobre luta contra o cancro
Lembra-se de Ricky e de Daniela do Big Brother? Do reality show a um amor de 17 anos

PUB
Top