Em 2019, se tudo correr como o previsto, haverá mais dois canais na Televisão Digital Terrestre (TDT). A garantia é dada pela ministra da Cultura, Graça Fonseca que adiantou que o concurso deverá ser lançado até ao final deste ano.
O concurso será aberto para dois tipos de canais: um de informação e um de desporto.
«O Ministro da Cultura enviou hoje [terça-feira, 6 de novembro] para a ERC os Regulamentos e respetivos Cadernos de Encargos dos concursos destinados a atribuir duas novas licenças aos operadores privados na TDT. A escolha das tipologias de canais a atribuir neste concurso resultou da ponderação entre a oferta televisiva atual, a capacidade que os operadores têm em oferecer determinadas tipologias de serviços de programas, bem como da apetência do consumidor por determinados conteúdos e da sua capacidade em usufruí-los», comunicou o ministério da Cultura.
Veja mais: Sport TV corta sinal e sai da operadora Nowo
A responsável pela pasta da Cultura garante que falta apenas a deliberação da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) para que a abertura deste concurso avance.
TDT portuguesa é mais pobre do que a espanhola
A TDT portuguesa tem, neste momento, sete canais: RTP1, RTP2, SIC, TVI, AR TV, RTP3 e RTP Memória. A passagem do sinal analógico para o digital começou em 2008 e ficou concluída em 2012. Um número de canais muito baixo se compararmos com os disponíveis no país vizinho.
Em Espanha, só a nível nacional, existem 34 canais (23 em sinal convencional e 11 em alta definição), além de vários canais regionais e locais.