Teatro da Cornucópia: caiu o pano!

Fecham amanhã as portas desta sala que esteve aberta 43 anos. A cultura perde mais um dos grandes teatros do país.

16 Dez 2016 | 14:54
-A +A

Foi a 1973 que foi fundado o Teatro da Cornucópia, em Lisboa. Amanhã, passados 43 anos, as portas fecham. O anúncio foi feito por Luís Miguel Cintra, fundador desta companhia, através de comunicado. 

 

“Pensamos que ao longo destes anos fizemos muito e menos mal, mas também julgamos já ter idade para ousar dizer que não sabemos nem queremos adaptar-nos a modelos de gestão a que dificilmente nos habituaríamos a cumprir. Isso faríamos mal. Talvez seja tempo de parar a atividade”, lê-se.

A decisão, que não foi tomada “de repente”, deve-se aos vários cortes nos subsídios, que já eram “insuficientes” e que asseguravam o funcionamento da companhia, referiu ao “Diário de Notícias”, Luís Miguel Cintra.

O Ministério da Cultura lamentou esta sexta-feira a decisão do encerramento deste teatro, “uma das estruturas de teatro mais importantes da história do teatro português (…) O seu trabalho, as suas criações e os seus espetáculos foram, desde 1973 até hoje, uma referência, para atores, encenadores e profissionais na área do Teatro e, naturalmente, também para os públicos. Pelo seu peso e qualidade artística foi, e continua a ser, um teatro apoiado pelo Estado, através da Direção-Geral da Artes”.

Foram 126 criações no histórico, três estreias mundiais, 25 textos dramáticos portugueses, dezenas e dezenas de atores de todas as gerações, encenadores convidados, espetáculos acolhidos e coproduzidos.

PUB