“Televisão muito pesada”: Fátima Lopes diz que “esqueceu-se de que sabia sorrir” na TVI

Fátima Lopes referiu-se ao programa “A Tarde é Sua” como a representação de “uma televisão muito pesada” que fez durante “anos a fio”. E lamentou a falta de “oportunidade de sorrir” na TVI.

11 Jul 2021 | 13:58
-A +A

Fátima Lopes teceu críticas ao rumo que o programa “A Tarde é Sua” seguiu na TVI. A apresentadora falou sobre o impacto que as histórias de vida que foi escutando, durante dez anos, no antigo vespertino da estação de Queluz de Baixo, teve na sua vida, afirmando mesmo que deixou de sorrir.

No podcast “Só Mais 5 Minutos”, Catarina Miranda constatou que Fátima Lopes chegara para gravar aquele programa digital com um astral mais “leve” do que no passado. A convidada confirmou e, como justificação, disse: “Nos últimos anos, passei a fazer uma televisão que era muito pesada… Muito pesada… Se tu, todos os dias, só contas histórias de coisas muito duras e muito pesadas, onde tu nunca tens oportunidade de sorrir, chega um dia em que tu te esqueces de que sabes sorrir. E eu já estava aí.”

A apresentadora, de 52 anos, afirmou mesmo que “já” não se “lembrava” do que era dar gargalhada. “Uau! Até gosto de me ouvir a dar uma gargalhada”, pensava, quando tal acontecia. Agora, explica porquê: “Porque tu esqueces-te. Tu estás durante horas, semanas, meses e anos a fio só a ouvir histórias para as quais tens de ter um grande arcaboiço emocional para aguentar.”

Fátima Lopes atalhou para dizer que as histórias escutadas no programa “A Tarde é Sua” só tinham impacto na sua vida porque era “empática”. “Se tu não o fores, isto é muito mais fácil. Porque entra-te e sai-te a mil e não te afeta nada. Estás-te nas tintas!”, evidenciou.

A determinada altura, a apresentadora desenvolveu “ferramentas” que lhe permitiam “sair dali e dizer: ‘Agora, isto fica aqui e não vai para minha casa'”. “Às vezes, conseguia. Outras vezes, não conseguia e levava a história comigo. Principalmente quando a história tinha que ver com perda de filhos”, admitiu.

Fátima Lopes anunciou, em janeiro passado, a decisão de deixar a TVI ao fim de uma década. Lá, além de “A Tarde é Sua”, conduziu programas como “Pequenos Gigantes”, “Let’s Dance”, “First Dates” e “Conta-me Como És”.

 

Texto: Dúlio Silva; Fotos: Arquivo Impala e reprodução redes sociais

PUB
Top