O jornalista da RTP Daniel Catalão sofreu uma tentativa de assalto quando estava em direto na RTP3, a partir da cidade brasileira de São Paulo, onde está para acompanhar as eleições presidenciais.
Nas imagens, que o próprio partilhou nas redes sociais, é possível ver dois jovens aproximarem-se do repórter da RTP. “Epá, cara, sai daí. Desculpem lá”, diz-lhes Daniel Catalão.
De seguida, explicou tudo aos espectadores: “Temos tido aqui os típicos rapazinhos que andam normalmente por aqui para tentar roubar os smartphones e vão-se chegando. Têm estado aqui a rondar-nos para tentar pegar e correr com as coisas, mas agora penso que a situação já acalmou e já vão embora”.
Espreite o momento partilhado pelo próprio jornalista da RTP:
Tentaram roubar-nos em direto! | Almost mugged live! #SãoPaulo #Brasil #eleicoes2022🇧🇷🤛 #eleicoesbrasil pic.twitter.com/I7IrhZwggd
— danielcatalao (@danielcatalao) October 28, 2022
Jornalistas da TVI ameaçados de morte: “Deram-nos 10 minutos”
Uma equipa da TVI e da CNN Portugal que esteve em França para investigar o homicídio de Diana Santos foi ameaçada de morte. Esta portuguesa, natural de Vila de Conde, foi encontrada decapitada e desmembrada num edifício abandonado nas imediações da Câmara de Mont-Saint-Martin. Os jornalistas do canal de Queluz de Baixo foram até ao local.
Na reportagem emitida no “Jornal da Uma” a 6 de outubro, enviada especial da TVI Ana Botto contou tudo. “Estamos numa zona problemática, junto a um bairro em Mont-Saint-Martin, uma zona de consumo e tráfico de droga. O chefe da zona ameaçou-nos de morte e deu-nos apenas dez minutos para recolhermos imagens”, disse, na peça que foi emitida naquele bloco noticioso e que pode ver aqui.
Leia mais aqui.
Texto: Ana Filipe Silveira; Fotos: Reprodução RTP