Temos negócio: Dona da TVI vende Rádio Comercial e outras marcas por 69 milhões de euros

A empresa que detém a TVI, a Media Capital, fechou o negócio da venda da Media Capital Rádios, da qual fazem parte a Rádio Comercial, a M80 e a Cidade FM, com o Grupo Bauer.

03 Fev 2022 | 18:01
-A +A

A Media Capital, empresa que detém a TVI, a CNN Portugal e a Plural Entertainment Portugal, celebrou um acordo com a Bauer Media Audio, empresa do Grupo Bauer, para a venda da Media Capital Rádios. Do seu portfólio, recorde-se, fazem parte a Rádio Comercial, a M80, a Cidade FM, a Smooth FM e Vodafone FM.

Num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a dona da TVI indica que “o preço da aquisição da totalidade das ações da MCR II ascende a EUR 69.600.000,00 (sessenta e nove milhões e seiscentos mil euros), sujeito a ajustamentos no fecho da transação”. A empresa presidida por Mário Ferreira prevê uma mais-valia de “um valor próximo” de 50 milhões de euros, ficando agora o negócio sujeito a aprovação da Entidade Reguladora para a Comunicação Social.

“Esta aquisição assinala a entrada do Grupo Bauer no mercado português, alargando o seu negócio de áudio a nove países. A transação consolida o posicionamento da Bauer enquanto líder europeu de radiodifusão comercial, fazendo crescer a sua audiência para mais de 61 milhões de ouvintes semanais no conjunto das estações de rádio, áudio por subscrição, podcasts e serviços de áudio digital premium”, refere a Media Capital, num comunicado enviado às redações no decorrer da tarde desta quinta-feira.

Atualmente, “a Media Capital Rádios é o grupo líder no mercado nacional, com um alcance semanal superior a 4,5 milhões de ouvintes. Com uma oferta de programação nacional e local, o portefólio da MCR inclui 4 das 10 rádios mais ouvidas em Portugal”, sublinha ainda a dona da TVI.

Paul Keenan, Diretor de Operações (COO) do Bauer Media Group, defende que “a rádio é um meio muito popular e oferece um valioso contributo para o rico panorama cultural de Portugal”. “Este é um mercado atrativo, que está a fazer a transição para o estimulante e vasto mundo do áudio. Estamos ansiosos por trabalhar em estreita colaboração com a talentosa equipa da Media Capital Rádios. Estamos igualmente empenhados em continuar a oferecer informação de confiança, ótima música e entretenimento ao público português, ao mesmo tempo que trazemos investimento e inovação que vai beneficiar tanto os ouvintes quanto os anunciantes”, diz, na mesma missiva.

Já Mário Ferreira, presidente do Conselho de Administração da Media Capital, fala num “novo e empolgante capítulo para os dois grupos de media” envolvidos no negócio. “Estou confiante de que, enquanto propriedade da Bauer Media, as rádios continuarão a prosperar, a ter muito sucesso e a crescer. Temos muito orgulho no facto de sermos os detentores destas marcas icónicas no mercado português e gostaria de agradecer às nossas talentosas equipas a forma como se comprometeram e o contributo que deram à Media Capital Rádios”, frisa.

 

Texto: Dúlio Silva; Fotos: Arquivo Impala e reprodução redes sociais

PUB