“Tens os dias contados!”: Nuno é ameaçado em “Por Ti”

A pedido de Renata, Zeca, acabado de sair da prisão, procura Nuno e faz chantagem com ele sobre o crime que ambos cometeram no passado. O namorado de Luísa enfrenta-o e manda-o sair de Rio Meandro.

26 Nov 2022 | 22:30
-A +A

Dentro de alguns episódios de “Por Ti”, Nuno (Diogo Martins) é surpreendido pela chegada de Zeca (João Pedro Dantas) que, a pedido de Renata (Rita Blanco), vem decidido a vingar-se dele. Os dois encontram-se na igreja e Nuno pergunta-lhe: “Qual foi a ideia de vires para Rio Meandro e entregares-me à polícia?”

Zeca, visivelmente alcoolizado, responde que ele está preocupado porque tem o rabo preso. “Pensei que fossemos amigos, porra!”, afirma Nuno. O ex-presidiário, irónico, frisa: “Olha que engraçado… Eu achava o mesmo, mas estava enganado. Deixaste-me ir de cana e ficaste na boa vida.” Nuno questiona o que ele queria que ele fizesse e que não adiantava de nada ele também ter sido preso. No entanto, o amigo alega: “Nem uma visita, nem a porcaria de um maço de tabaco mandaste.”

Após um momento em silêncio, Nuno revela: “E achas que foi porque me apeteceu? Eu fui chantageado, a Renata disse-me para ficar quieto e nunca mais falar contigo…” Zeca acusa-o de estar a atirar as culpas para a patroa e diz que não é burro. Contudo, o amigo alega: “E és! Foi a Renata que te disse para vires, não foi? Ela é que te deu a gravação do assalto…”

Zeca abre o jogo e diz que Renata fez o que já devia ter feito há muito tempo e que só agora percebeu que ele não é de fiar.

A cambalear, Zeca aproxima-se de Nuno e bate-lhe no peito, ameaçando: “Aproveita a tua liberdade! Tens os dias contados.” O amigo agarra-o pelos colarinhos e diz-lhe: “Não sejas burro e afasta-te da Renata. Se continuas a ajudá-la vais te lixar! E baza de Rio Meandro… Senão acontece-te o mesmo que aconteceu ao Henrique. Depois não digas que não te avisei…”

Nuno afasta-se e Zeca deita-se no banco.

Leia ainda: Afonso e Paulo desesperados em “Por Ti”: “O acidente foi grave!”

Texto: Neuza Silva (neuza.silva@impala.pt); Fotos: Divulgação SIC
PUB