Cenas de um casamento! Estivemos no primeiro enlace de Terra Brava e mostramos-lhe tudo!

Em breve, Terra Brava vai ser palco de cenas repletas de emoção. A TV 7 Dias conta-lhe todos os pormenores do primeiro enlace da história da SIC.

29 Mar 2020 | 14:00
-A +A

Na igreja, decorada a rigor com flores e tule da mesma cor, o coro prepara-se para a entrada da noiva. Afonso Maria (João Jesus) aguarda sentado no banco da frente, junto aos convidados. Tomás (Guilherme Filipe), que vai ser o padrinho, está ao seu lado e aguarda Joana (Sofia Sá da Bandeira) com alguma impaciência.

Arminda (Ângela Pinto), Norberto (Manuel Wiborg) e Vasco (Diogo Valsassina) estão sentados perto de Tomás. O rapaz faz uma videochamada com Elsa (Sara Matos), mostrando-lhe a decoração da igreja. Quando se apercebe da videochamada, a mãe repreende-o. «Guarda o telemóvel», diz num tom reprovador. «Elsa, tenho de desligar…»

 

Veja as imagens dos bastidores na galeria!

 

Francisco (Virgílio Castelo) vai ter com Tomás e pergunta-lhe pela madrinha. O dono do restaurante brinca: «Se vier a tempo de assinar o livro de registos vai ser uma vitória.» A seguir, Francisco senta-se junto de Beatriz (Mariana Monteiro) e Martim (Tomás Andrade), que está de muletas. Junto dele está a caixa das alianças. Animado, o menino questiona: «Será que o Diogo traz a Rita e a Sara?» A mãe disfarça o incómodo. «Não faço ideia», diz.

Francisco sorri a Rosete (Rita Loureiro) e esta retribui. A dona do Carrossel está sentada ao lado de Candy (Dânia Neto). «Dez chamadas não atendidas do Tiago», confere a bailarina. Diana (Catarina Gouveia) junta-se a elas, vinda da sacristia. «Será que aconteceu alguma coisa?», pergunta a Candy. Zangada, ela responde: «É só ele a ser controlador.»

Logo a seguir, Rosete quer saber o que se passa com Tina (Luciana Abreu), que ainda não chegou. «Não faço ideia. Fui ver se havia acólitos, mas o padre diz que faz a cerimónia sozinho», afirma Diana. Nesse instante, Filipe (João Batista) entra, já com os paramentos vestidos. Observa a cruz e reza em silêncio.

Entretanto, Diogo (João Catarré) entra e cruza o olhar com Beatriz. Sem que ela o consiga antecipar, Martim faz-lhe sinal e ele estaca. Num tom alto, o menino chama por ele: «Diogo?» Sem hipótese de ignorar, ele aproxima-se dele e de Beatriz. Bastante tenso, opta por ficar no banco atrás dos dois. «A mãe está linda, não está?», pergunta-lhe Martim. «Muito», garante ele. Beatriz força um sorriso e o constrangimento é cortado pelo som da música, com o noivo a encaminhar-se para o altar.

Beatriz entrega a caixa das alianças ao irmão. «Como é que te sentes?», pergunta a irmã. «Só quero que ela chegue», diz ele. «Ela vai aparecer. E tu estás lindo e vais ser um marido excecional. Tenho a certeza», diz, confiante, a rapariga. «Achas? Sinto-me um puto no primeiro dia de aulas», assume.

Francisco contém a emoção de ver os dois filhos juntos. Afonso sorri e beija a irmã na testa. Ela volta para junto do filho e olha de soslaio para Diogo. Os fotógrafos registam o momento em que Xana (Bruna Quintas) desce de uma charrete. À sua espera tem a mãe e a irmã. Tensa, indaga: «O pai?», ao que a mãe responde que ainda não chegou. Xana fica para morrer. A irmã diz-lhe que deve ter acontecido alguma coisa. «Alguma coisa? O quê? O que é mais importante do que o meu casamento?», pergunta a rapariga. A irmã diz que vai ligar-lhe e afasta-se. «Bem, o vestido está perfeito. Nem parece que tem…», refere Joana. «Vinte anos!», termina Carla, a mãe da noiva.

Entretanto, chega André (Marcantónio del Carlo). Emocionado, afirma que não encontrava os sapatos, dizendo de seguida: «Espero que sejas tão feliz quanto eu fui com a tua mãe.» Carla fica sem resposta.

No interior da igreja, o noivo pergunta: «Também está nervoso, padre?» «Não queria que houvesse falhas. É o meu primeiro casamento», diz o pároco. «Pois, também é o meu», brinca Afonso.

Xana entra de braço dado com André. Ouve-se a marcha nupcial e Afonso está lavado em lágrimas. O pai da noiva esforça-se por não chorar. Xana pede-lhe: «Pai… levanta a cabeça. Olha as fotos!» O guarda obedece e assim que cruza o olhar com a ex-mulher aperta a mão à filha. André ‘entrega’ a filha a Afonso Maria e fala-lhe próximo do ouvido: «Se a fazes sofrer, parto-te todo.» O rapaz limpa as lágrimas e André junta-se a Carla, sem a olhar nos olhos. Afonso beija-a na boca e ela termina o beijo o mais rápido que pode. «Estás-te a passar?! É na testa!», diz ela. «Estás maravilhosa, não te resisto.»

«Podemos começar?», pergunta Filipe. «Rápido, antes que o teto caia. A tua mãe?», indaga ela. Afonso Maria meneia a cabeça, em sinal negativo, para não recomeçar a chorar. Apaixonada, Xana diz-lhe que o ama. «Viestes à casa do Senhor, para que o vosso propósito de contrair matrimónio…»

Nesse instante, ele olha para a assembleia e põe de lado o missal: «Uma comunidade que demonstra o carinho por vós de uma maneira muito especial, enchendo a igreja.» Tina pisca-lhe o olho, cúmplice. Já como marido e mulher, o casal troca um beijo.

 

VEJA TAMBÉM:
Cristina Ferreira está «desconfortável» com regresso aos estúdios da SIC
Unidos por Portugal! Estrelas da SIC aliam-se a astros do futebol para equipar hospitais
SIC, TVI e CMTV aliam-se e partilham jornalistas durante pandemia. RTP justifica-se

 

Texto: Sónia Antunes Rodrigues; Fotografias: Marco Fonseca

 

(artigo originalmente publicado na edição nº 1723 da TV 7 Dias)

 

ATENÇÃO!

Vivemos tempos de exceção mas, mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador.

Eis os passos a seguir:
  1. aceda a www.lojadasrevistas.pt
  2. escolha a sua revista
  3. clique em COMPRAR
  4. clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA
  5. introduza os seus dados e escolha o método de pagamento
  6. Não tem conta PayPal? Não há problema! Pode pagar através de transferência bancária!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

PUB