Alerta TikTok! Rede social da moda é paraíso para pedófilos

O TikTok está a ser um verdadeiro fenómeno entre os mais jovens, mas os pais devem estar em alerta pois as autoridades policiais revelam que é a rede social preferida dos pedófilos neste momento.

15 Abr 2020 | 18:10
-A +A

Dança, música, ritmo, imitações e muita diversão. É assim que podemos caracterizar a aplicação TikTok que, a cada dia, ganha mais utilizadores, principalmente das faixas etárias mais jovens.

No entanto, esta nova rede social, que consiste em curtos e criativos vídeos (até 15 segundos) e que, à primeira vista, é inofensiva, pode ser o local de eleição de vários predadores sexuais. Os agentes da polícia espanhola já vieram a público denunciar situações de interação entre pedófilos e crianças. Estas autoridades salientam mesmo que esta é a rede social preferida para os pedófilos encontrarem as vítimas.

Apesar da aplicação, que foi criada por uma empresa chinesa, proibir qualquer tipo de assédio sexual, o que é certo é que a polícia espanhola garante que são cada vez mais os pedófilos que persuadem os mais novos nesta plataforma. «O problema não são os vídeos publicados de crianças a dançar. O problema está nos olhos de alguns que assistem. Os vídeos do TikTok são um foco para o tipo de pessoas que procuram interagir com menores», refere Cecilia Carrión, inspetora da Unidade Central Cibercrime da Polícia Nacional de Espanha.

«Alguns pedófilos sabem que têm uma forma simples e rápida de entrar em contacto com crianças lá. Vimos casos em que alguns se apresentam como menores, entram em contacto com as vítimas», acrescenta David Reguero, polícia. 

Para os mais novos, a polícia aconselha a não falar com desconhecidos e nunca enviarem fotos ou vídeos a pessoas que não conheçam fisicamente. Aqui, os pais também têm um papel preponderante de acompanhamento diário, para além da comunicação com os filhos: deve ser explicado que na Internet nem tudo o que parece é e que existem pessoas mal intencionadas.

Em Portugal, o TikTok é a quinta aplicação mais descarregada na Apple Store.

Texto: Inês Borges/ Fotos: FreePik

Veja também:
Efeitos da quarentena! Soraia Tavares passeia o cão vestida de gala
O casal mais fixe do isolamento social: Rui e Hannah Unas dão show de dança!
ATENÇÃO!

Vivemos tempos de exceção mas, mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador.

Eis os passos a seguir:
  1. aceda a www.lojadasrevistas.pt
  2. escolha a sua revista
  3. clique em COMPRAR ou ASSINAR
  4. clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA
  5. introduza os seus dados e escolha o método de pagamento
  6. pode pagar através de transferência bancária ou através de MB Way!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

 

PUB
Top