Todo o final de Queridos Papás: Saiba como termina a novela da TVI

Bebés, detenções, romances inesperados, paixões assumidas, traições e reconciliações marcam o último episódio de Queridos Papás. A TV 7 Dias desvenda-lhe já, em primeira mão, todo o desfecho.

01 Mar 2024 | 14:41
-A +A

A novela Queridos Papás, da TVI, termina nesta sexta-feira, 1 de março. A TV 7 Dias conta-lhe, em primeira mão, como termina a trama que retrata as peripécias de quatro papás, interpretados por José Fidalgo, Tiago Teotónio Pereira, Fernando Pires e Pedro Sousa.

No último episódio, a cena começa no tribunal onde está a ser discutida a guarda de Carlota (Madalena Guanilho), que em breve, se irá descobrir que não é filha de Simão (Pedro Sousa), mas sim de Carlos (Miguel Raposo), com quem a falecida Teresa (Gabriela Relvas) teve uma relação extra-conjugal. Adriana (Joana de Verona), a assistente social, presta declarações sobre a sua vivência com Simão, começando por contar que Teresa teve um caso com Carlos motivado pelas constantes traições do marido com outras mulheres, e que ele a ameaçou de impedi-la de ver a filha se eles se separassem. Simão ouve tudo incrédulo. Adriana discorre de seguida sobre o envolvimento que Simão teve com Sílvia (Sara Prata), que o levou a fazê-la cancelar o casamento com o marido, a quem Simão enfiou num caixote para Espanha. Paulo (Bruno Madeira) levanta-se furioso, percebendo-se que ele estava a fingir a sua paraplegia. Adriana finaliza a contar do caso de Simão com Zezé (Catarina Siqueira), que pôs em risco as filhas dele e ainda tentou incriminar Carlos por posse de droga. Simão está atónito.

Mais tarde, os amigos tentam animar um desconsolado Simão, que está muito cético que vá conseguir ficar com Carlota depois de tudo o que a assistente social contou sobre ele. Jaime (Fernando Pires) diz a Simão que fez mal em contar a Adriana todos os problemas que teve. Matias (José Fidalgo), tentando aparentar confiança, garante ao amigo que aquela batalha com Carlos ainda não está perdida, porém, o empresário olha-o descrente. Enquanto isto, Sílvia está furiosa com Paulo por ter descoberto que ele andava a fingir a sua paralisia. O marido ignora a dizer não perceber por que ela defende tanto Simão. Sílvia somente diz a Paulo não o querer ver mais à sua frente, saindo.

Ainda em Queridos Papás

Mais tarde, no colégio, o espaço está decorado para o evento de apresentação da Mini-Madgi, com os logotipos da Madgi e da WKT. Instantes depois, as crianças já desfilam com as roupas da Mini-Madgi. Simão acena para Beni (Luísa Guanilho), apertando de seguida angustiado Carlota. Jaime e Camila (Ana Varela) acenam a Tiago (Vasco Venâncio), com Jaime a olhar incomodado para Camila a dizer que eles já foram muito felizes juntos. Xavier (Tiago Teotónio Pereira) e Alice (Mafalda Marafusta) aplaudem Vera (Ana Liz Silva), Rita (Diana Nicolau) olha enciumada para Alice, que se agarra à barriga e afirma: E olha para o chão. As águas rebentaram.

Xavier e Rita amparam em despique Alice para ela ir ter o bebé, com Matias a aprestar-se para levá-los ao hospital. Todos estacam apreensivos por Jaime alertar: “A urgência de obstetrícia está fechada. Os médicos demitiram-se em bloco. Para o Hospital daqui, não pode ir.” Ficam sem saber o que fazer e o advogado sugere irem para Lisboa. Nesse momento, o pai de uma criança do colégio diz ser médico, o dono da pizzaria pede-lhe de imediato que ajude Alice.

Rita afasta-se

Enquanto isto, as crianças fazem desenhos para o bebé de Alice, com Vera a sorrir muito feliz por ter uma irmã. Simão desabafa com Sílvia achar que vai ser muito difícil ficar com Carlota, mas ela diz-lhe para não perder a esperança. Manuela (Helena Isabel) e o médico ajudam Alice, que está quase a ter o bebé. Xavier e Rita continuam a discutir em picardia a alardearem-se serem os pais da bebé. Alice faz mais um esforço para a criança nascer e dá à luz uma menina. Enquanto esperam por notícias, Matias assume conformado a Jaime e Simão ter a certeza que nunca ficará com Ema (Catarina Rebelo), que está com Carocha (Pedro Rovisco) num cruzeiro. Camila fica furiosa por ver Bárbara (Madalena Brandão) entrar, com ambas a culparem-se mutuamente de as coisas não terem dado certo com Jaime por interferência de cada uma. Xavier grita a anunciar o nascimento da bebé.

Alice e Xavier olham derretidos para a bebé deles, ignorando tudo à sua volta. Rita não aguenta mais e sai disparada, muito magoada. O empresário sorri emocionado por Alice lhe dizer que já decidiu querer que a bebé tenha o nome da mãe dele, Vitória. Rita afasta-se triste por ter deixado a amada, mas esboça ar resoluto que aquela é a única decisão que pode tomar. Dias depois, Alice está a viver em casa de Jaime, dizendo ao irmão já se ter conformado que perdeu Rita, admitindo que sempre gostou tanto dela como de Xavier. Jaime desvia a conversa quando a irmã lhe pergunta de quem ele gosta mais afinal, de Bárbara ou Camila. Duarte entra furioso a acusar Jaime de o ter drogado e posto uma rapariga na cama com ele, para que Bárbara acabasse tudo com ele. Jaime olha-o confuso.

Posteriormente, Jaime diz a Bárbara já saber que o namorado a traiu com outra mulher. Admite à ex-mulher que acabou o casamento com ela por ter conhecido Camila e confessa ter por fim percebido que ela é a mulher da sua vida: “Tu não foste a culpada da nossa separação, como eu andei anos a dizer. Fui eu que errei e não quis admitir o meu erro e tu… Para além desse feitiozinho, fizeste tudo bem. Estiveste sempre ao meu lado a dar-me força, a puxar-me para cima, mesmo quando eu fazia as maiores borradas para provar ao meu pai que conseguia vencer na vida. Fui eu que falhei. Mas não quero falhar outra vez”, assume. Beijam-se apaixonados.

Entretanto, Mosca (Rui Raposo) diz a Xavier para ir ao seu email ver uma coisa. Xavier assiste emocionado ao vídeo de Roberto a dizer-lhe que vai com Luana para o Alentejo, com ambos a aconselharem-no a lutar por Alice, que é a mulher da vida dele. No mesmo vídeo, surge um homem espanhol para falar da herança de Paloma. Mosca insiste com Xavier para aceitar a herança dos pais para poder ajudar Alice e os filhos. Este fica hesitante. Em casa, Simão olha muito triste para Carlota a antever o pior de estar quase a ficar sem ela. Chega uma carta do tribunal para ele, que estaca atónito com o conteúdo da missiva, onde é comunicado a desistência de Carlos da ação de paternidade de Carlota. Pouco depois, radiante, Simão mostra aos amigos a carta que recebeu do tribunal a informar que Carlos desistiu da ação de paternidade a Carlota, não fazendo ideia por que ele o fez. Nesse momento, Matias recebe uma chamada de Carina, ficando radiante por ela lhe dizer que pode ficar com Alex (Martim Balsa) por ela ter recebido uma proposta irrecusável de emprego em Berlim. Mas as surpresas não ficam por aqui. Carocha revela a Matias que desistiu de lutar por Ema por já ter percebido que o amor entre eles vencerá sempre. Ema e o advogado trocam um olhar apaixonado.

As crianças cantam uma canção na festa de despedida de Alex, apesar de ele já não se ir embora. A assistir ao evento, Jaime afiança a Bárbara que Camila já aceitou que eles vão ficar juntos. Ambas trocam um sorriso seco. Simão diz a Sílvia estar nas nuvens por afinal ir ficar com Carlota. Beijam-se apaixonados. Matias aproxima-se de Ema e questiona: “Casas comigo? Isto pode parecer precipitado, mas eu… Eu não te quero deixar fugir!” Radiante, a secretária responde: “Sim caso contigo.” Os dois sorriem e beijam-se. Xavier comunica a Alice que vai aceitar a herança de Paloma para lhe poder oferecer uma casa. As mãos deles tocam-se e ambos as deixam ficar, olhando-se apaixonados.

Um ano depois

Passa-se um ano na história dos quatro amigos, que estão sentados a beber. Matias, casado com Ema e à espera de mais um filho, diz ainda não ter percebido por que Carina (Olívia Ortiz) desistiu de ficar com Alex. Jaime, Simão e Xavier trocam um olhar cúmplice, recordando o plano em que eles propuseram a Carina ir trabalhar a ganhar um chorudo ordenado para Berlim, sendo que ela teria de abdicar do filho, sugerindo-lhe que o deixasse ficar com Matias.

Simão, por seu turno, diz continuar sem saber por que Carlos desistiu de Carlota. Nisto, os amigos recordam um vídeo que fizeram para Carlos onde surge Teresa a dizer-lhe que não quer que seja ele a ficar com Carlota, mas sim Simão. Jaime, Matias e Xavier observam-no, confiantes que ele não iria perceber que o vídeo é falso. Teresa diz a Carlos que nunca fez intenções de ficar com ele nem querer que Carlota seja separada de Simão, que é o melhor pai para ela, pedindo-lhe que se afaste deles. Jaime fala da sorte que teve de conseguir recuperar Bárbara por Duarte a ter traído. Simão, Matias e Xavier olham-se, recordando também aqui a “ajudinha” que deram ao contratar uma mulher para trama Duarte.

Os amigos falam depois de Xavier ter feito bem em aceitar a herança de Paloma, que não lhe escapou por um triz, trocando novo olhar, onde será inserido um flashback mostrando Matias, Jaime e Simão conseguem sob coação que o advogado confesse que foi comprado por Moreno (António Simão) para ocultar a carta que Paloma escreveu a dizer que a sua herança era para Xavier. Por fim, os quatro papás brindam a tudo ter ficado bem nas suas vidas.

Atrás das grades

No colégio, Graça (São José Correia) e Paulo (Bruno Madeira) são levados pela polícia, com Graça protestar não saber por que está a ser detida. Sílvia (Sara Prata) e Simão (Pedro Sousa) a assistem intrigados à cena. Zezé (Catarina Siqueira), a espreitar tudo com Zé Miguel (João Didelet) , sorri satisfeita a dizer que o vídeo que ele fez a relatar os crimes de Graça e Paulo foi a vingança perfeita por eles a terem despedido do colégio. De seguida, Zezé mete a mochila às costas e diz a Zé Miguel ir partir em direção ao desconhecido, dizendo ao pai haver muito mundo para explorar. “Para onde é que eu vou? Deixa-me ver… Não faço ideia nenhuma, mas a graça está ai”, afirma, partindo de seguida.

Depois de muitas peripécias, Roberto (Paulo Pires) e a namorada também tem um desfecho feliz. Este, com a ajuda de Luana (Íris Cayatte), grava um vídeo para o filho, dizendo que quando ele o vir ele já não estará ali. De seguida, pestes a entrar num táxi, Roberto e Luana despedem-se de Mosca (Rui Raposo), contando-lhe que primeiramente vão passar uns dias ao Porto e depois se vão mudar para um monte no Alentejo, com Roberto a não esconder que pretende voltar a fazer uma plantação de cannabis. “Ver as minhas plantinhas a crescer é a maior felicidade que me podem dar”, afirma. Mosca diz-lhe emocionado esperar que ele volte um dia. Despedem-se e eles seguem no táxi. Roberto e Luana beijam-se apaixonados, muito felizes por terem ficado juntos.

Texto: Neuza Silva (neuza.silva@impala.pt
Fotos: Divulgação TVI e D.R.

 

PUB