Tolerância zero: Nuno Santos despede produtora por erro em direto

O diretor de informação da TVI e da CNN Portugal não admite falhas na sua equipa e afastou a responsável pelo programa “Rui Santos em Campo”, após um erro grosseiro.

26 Fev 2022 | 10:30
-A +A

Foi no início deste mês que o Conselho de Administração da Media Capital nomeou Nuno Santos para liderar a direção de informação da TVI, acumulando essa tarefa com a direção da CNN Portugal. O profissional, que já tinha assumido a direção da SIC Notícias e da RTP 1, arregaçou as mangas para levar a cabo a tarefa de reaproximar os dois canais dos então líderes SIC e SIC Notícias. E nesta nova estratégia parece não haver lugar para erros grosseiros na informação ou, pelo menos, para falhas reincidentes.

Na última segunda-feira, dia 14, durante a emissão do programa da CNN Portugal “Rui Santos em Campo”, analisava-se o escaldante clássico entre FC Porto e Sporting para a Liga Bwin, que terminou em agressões entre jogadores e dirigentes.

Como habitualmente, o carismático jornalista e comentador do programa lançou um televoto que procurava apurar qual dos dois clubes foi o mais responsável pelas incidências no Dragão. O problema é que por baixo desta questão, além do Sporting, estava o número de telefone para votar no… Benfica, em vez de FC Porto, a outra equipa em campo.

Segundo apurou a TV 7 Dias, este erro (além da própria palavra Dragão estar mal escrita) levou a que Nuno Santos despedisse a responsável pela produção do programa, a qual já era reincidente nestas lacunas. “Foi uma situação absolutamente lamentável. Internamente está-se a apurar responsabilidades e haverá consequências. É uma coisa que não pode acontecer na nova fase da informação do canal e que, inclusivé, deixou desconfortável o próprio Rui Santos”, contou-nos uma fonte da estação. A situação foi agravada pelo facto de, além estarmos a falar de um clássico, o erro surgiu precisamente no dia em que a TVI (do mesmo grupo da CNN Portugal) avançou com o exclusivo da notícia do alegado pagamento de milhares de euros ao ex-árbitro Bruno Paixão por parte do Benfica através de um “saco azul”, e este tipo de incorreções podem afetar a credibilidade do canal. Segundo a mesma fonte, apesar de ser completamente alheio, o próprio Rui Santos “só se terá apercebido no final do programa e ficou louco” com este erro que afetou o seu programa.

Texto: Pedro Vilela (pedro.vilela@impala.pt); Fotos: Arquivo Impala e D.R. (artigo originalmente publicado na edição nº1823 da TV 7 Dias)

PUB