Tomás Andrade, de “Terra Brava”, revela truque para fazer as cenas mais dramáticas

Tomás Andrade, o jovem ator que se estreou em “Terra Brava”, conta ainda que, antes deste projeto da SIC, foi rejeitado para duas novelas.

24 Out 2020 | 16:20
-A +A

Tomás Andrade, que dá vida a Martim da novela da SIC “Terra Brava”, foi o convidado de Daniel Oliveira no programa “Alta Definição”, emitido este sábado, dia 24. O jovem ator, de 13 anos, falou dos sonhos e das expectativas que o movem nesta fase, em que dá os primeiros passos na representação.

«Quando era pequenino, queria ser piloto da Fórmula 1», começou por dizer, para depois contar que, com o avançar da idade, começou a interessar-se pela representação. E Terra Brava foi o primeiro projeto deste jovem ator.

«Foi o momento mais feliz da minha vida. Quando soube que ia fazer a novela, não conseguia parar de sorrir. Há muito tempo que queria fazer uma novela. Já tinha feito outros dois castings para novelas e nunca fui aceite. Pelo meio, fiz algumas participações e depois, quando soube, foi mesmo um sonho tornado realidade», recordou.

Na trama, Tomás Andrade teve a oportunidade de contracenar com Mariana Monteiro, João Catarré, Renato Godinho, entre outros, e não se poupou nos elogios aos atores.

Para se preparar para este projeto, Tomás admite ter seguido os conselhos dos pais, fazendo algumas pesquisas na Internet para, tal como o próprio refere, «ter noção» do que o esperava. «O mais difícil foi a parte da fisioterapia, da cadeira e das muletas… Às vezes esquecia-me de por as pernas mais juntas. Foi essa parte que me custou mais», recordou.

O truque de Tomás Andrade para as cenas dramáticas

Nas cenas mais dramáticas, o ator recorreu a um truque e deu o exemplo de uma cena em que Tiago [Renato Godinho] apareceu bêbado: «Estava a tentar imaginar o meu pai naquela situação. E estava completamente aterrorizado».

«Às vezes, eu próprio me frustrava porque não conseguia fazer os exercícios e isso ajudava na cena. Quando não me consigo concentrar com o barulho, tenho de recorrer a um plano B que é pensar em coisas horríveis que pudessem acontecer à minha família, ao meu gato», acrescentou.

Tomás concilia as aulas ao trabalho e admitiu que, na época de testes, levou os apontamentos para as gravações. «Às vezes ajudavam-me a estudar. Foi mesmo uma família que se criou aqui», contou, sobre os colegas de elenco, confessando a Daniel Oliveira que não gosta de se ver em televisão: «A maior parte das vezes, não gosto de me ver em cena. Julgo-me muito, o que não é bom».

Quanto ao futuro, o jovem pretende viver a vida com calma. «Não quero que me dêem tratamento especial. Quero simplesmente viver a minha idade», rematou.

 

Leia ainda:
Jovens regressam à ficção em tempos de telescola e «dão conta do recado»!
«Tem-me custado». Martim de Terra Brava assume nervosismo com o arranque da telescola

 

Texto: Márcia Alves; Fotos: Reprodução redes sociais
PUB