Transexual da Casa dos Segredos recorda operações: «queria parar, não aguentava a dor»

Lourenço Ódin ficou conhecido por ser o primeiro concorrente transexual da Casa dos Segredos. O ex-reality show recorda todo o processo doloroso de mudança de sexo.

05 Jun 2019 | 11:50
-A +A

Nasceu homem preso num corpo de mulher. Lourenço Ódin veio ao mundo como Ivone, mas nunca se sentiu como tal e tomou a decisão de mudar de sexo pouco antes de participar na Casa dos Segredos 4.

Esta terça-feira, dia 4 de junho, esteve à conversa com Fátima Lopes em A Tarde É Sua e recordou todo o processo. Lourenço não se cansa de elogiar o apoio que recebeu dos pais que descreve como «extraordinários».

«Punha-me uma roupa e eu a meio do caminho trocava»

 

«Perceberam desde cedo que a Ivone era uma menina diferente. A minha mãe punha-me uma roupa para vestir, mas sabia que eu tinha outra na mochila. Punha-me uma roupa e eu a meio do caminho trocava, vestia uns calções e umas sapatilhas e ia jogar à bola. Ela fazia de conta que não sabia. Os meus pais nunca me confrontaram, nem fizeram perguntas, e eu também sempre fui muito reservado nessa parte», refere.

O nortenho conta que acabou por se refugiar nele próprio para tentar encontrar as respostas que procurava. Para isso, aos 21 anos emigrou e percorreu vários países.

«Decidi arriscar e fui sozinho. Queria saber o quê que eu era, no fundo, porque não tinha resposta para isso. Sabia que alguma coisa estava errada, mas não queria assumir isso perante ninguém, porque queria perceber primeiro o que eu era, para depois poder explicar», explica.

No Luxemburgo encontrou uma «sociedade muito aberta», porém continuou sem saber bem que ele era. Aos 27 anos tomou a decisão que veio a revolucionar a sua vida e iniciou lá o processo de mudança de sexo começou o tratamento hormonal. «Sabia que ia aguentar».

«Disse à minha mãe que achava que não ia conseguir fazer o processo»

 

As grandes mudanças dão-se em 2013, com o seu regresso a Portugal e a entrada no reality show da TVI. Em janeiro desse ano submeteu-se à primeira cirurgia, uma mastectomia total para retirar as mamas, que considerou «fácil».

As complicações começaram em março com a segunda operação, em que teve de remover «todos os órgãos internos femininos» e fazer o «levantamento do excerto na barriga para depois, mais tarde, fazer o pénis de lado». 

O jovem refere que acabaram por ser «três operações» numa só e que sofreu com o pós-operatório.

«Emagreci muito na altura. Foi nessa operação que disse à minha mãe que achava que não ia conseguir fazer o processo. Eu queria fazer mas, naquele momento, eu queria parar porque não aguentava a dor física», relata.

Lourenço confessa que a ajuda da progenitora foi preciosa neste momento difícil.  «Não me deixou desistir. Foi ela que disse para ir até ao fim».

«Está na hora de termos o nosso [filho]»

 

Quase um ano depois de ter casado com Marina Fernandes, a 1 de setembro de 2018, Lourenço não esconde a vontade de ser pai. Apesar de ser impossível, o ex-concorrente da Casa dos Segredos pensa em recorrer à inseminação artificial.

Acostumado a tratar dos sobrinhos, Lourenço refere: «está na hora de termos o nosso!». Mas, para já, o casal está focado em projetos profissionais.

Lourenço e Marina revelam a Fátima Lopes que vão abrir um café em Viatodos, em  Barcelos, uma espécie de tasquinha que mistura petiscos portugueses e italianos.

Veja também:
A lua-de-mel DE SONHO de Lourenço Ódin
Da TV para o ALTAR: Os casais dos reality shows que DERAM O NÓ em 2018
Texto: Inês Borges/ Fotos: DR

PUB
Top