“Tu és maluca!”: Revelada conversa de Gabriela Sobral e Cristina Ferreira sobre novela

Gabriela Sobral está de volta à ficção da TVI. Quando Cristina Ferreira lhe apresentou a ideia para a nova novela, “Festa é Festa”, a reação foi imediata: “Tu és maluca!”

09 Abr 2021 | 21:00
-A +A

Gabriela Sobral está “muito contente e cheia de vontade de fazer coisas” na TVI. A Diretora de Conteúdos e Produção da Plural, a produtora da ficção da estação de Queluz de Baixo, esteve, na manhã desta sexta-feira, 9 de abril, nas gravações da novela “Festa é Festa” e falou publicamente pela primeira vez desde o seu regresso à casa onde trabalhou durante 11 anos.

Radiante com o novo projeto, Gabriela Sobral esteve ao lado de Cristina Ferreira – a Diretora de Entretenimento e Ficção da TVI – e Roberto Pereira – o autor da novela em questão – a assistir às filmagens na Aldeia Galega da Merceana, concelho de Alenquer, onde se vai passar grande parte da história.

No final, os três falaram com a comunicação social e partilharam novos pormenores de “Festa é Festa”, que se estreia já este mês.

“Arrisco-me a dizer que vamos fazer história com esta novela. É mais uma novela para o universo TVI mas, de facto, o que estamos a fazer aqui é um género diferente. Tem um tom completamente diferente, de humor. As pessoas vão estar coladas ao ecrã porque vão sentir-se bem. Vão estar muito próximas das pessoas desta aldeia, vão sentir que as conhecem. Vão identificar-se”, explicou Gabriela Sobral.

“Estreia-se ainda este mês e vai atravessar o verão. A novela vai ajudar-nos a desconfinar. Permite-nos sonhar e que as pessoas se sintam mais leves”, acrescentou a Diretora de Conteúdos e Produção da Plural.

 

“Tu és maluca!”, disse Gabriela Sobral a Cristina Ferreira

 

Gabriela Sobral saiu da TVI para a SIC em 2010, primeiro como Diretora de Produção e Coordenação de Projetos e, mais tarde, como Diretora de Conteúdos. Em 2017, subiu a Diretora de Programas, repartindo o cargo com Luís Marques. Deixou a estação de Paço de Arcos em 2018, com a nomeação de Daniel Oliveira para Diretor-Geral de Entretenimento da Impresa.

O regresso à ficção da TVI não poderia estar a correr melhor. “Dez anos depois, não vamos encontrar a mesma casa, mas gostei de encontrar imensa gente que ainda cá está. É um reencontro feliz”, garantiu.

Sobre qual a sua primeira reação quando soube desta ideia de Cristina Ferreira, Gabriela Sobral não disfarçou. “Disse-lhe: ‘Tu és maluca!’”, contou, entre risos. “Depois, lá me convenceram de que era possível. A comédia é a coisa mais difícil de fazer.”

 

Cristina Ferreira pode vir a entrar em “Festa é Festa”

 

“Festa é Festa” tem sido um projeto bastante elogiado pelos rostos da TVI. Que o diga Cristina Ferreira, que está mais confiante do que ninguém de que tudo vai correr pelo melhor.

“A ideia surgiu a partir do momento em que queríamos implementar mais uma novela. Fui muito ao encontro do que tenho ouvido da parte de toda a gente, as saudades de uma festa de verão, da verdadeira festa da aldeia. Já estamos pós-COVID. Nesta aldeia e nesta festa, já passou a COVID-19”, adiantou à imprensa. “Estamos todos nessa expectativa de que no verão já se possa celebrar e festejar. Esta pode ser a primeira festa do País!”

A também apresentadora da TVI acabou por revelar alguns pormenores. “Esta novela é ao contrário das outras. Dentro da leveza e do amor, de repente, fica-se a pensar nos temas. Há um em particular que vai deixar muita gente a pensar. É uma tónica muito curiosa. É mais do que uma novela, terá um desfecho real. Há pessoas reais que vão entrar. O Girão [jogador profissional de hóquei em patins que joga atualmente pelo Sporting Clube de Portugal e pela Seleção Portuguesa], por exemplo, que já foi apresentado… É apenas uma das pessoas que se vai misturar com a ficção.”

E Cristina Ferreira vai entrar? “Então mas eu lá perco um bailarico” foi a única resposta da Diretora de Entretenimento e Ficção, deixando em aberto a possibilidade de marcar presença num ou mais episódios. 

Segundo a estrela do canal de Queluz de Baixo, “Festa é Festa” “marca um bocadinho a saída de um ano de profundo confinamento, onde não se pôde fazer nada da nossa vida normal”. “Não queremos que seja uma nova era. É uma vontade de fazer mais e melhor, isso está garantido”, prometeu. “Na TVI, trabalhamos muito em equipa”, findou. 

 

Cristina Ferreira fala sobre filha de Maria Cerqueira Gomes

 

Cristina Ferreira comentou ainda a tão falada contratação da filha de Maria Cerqueira Gomes, Francisca Cerqueira Gomes, pela TVI. “A Francisca foi aquilo que enquanto imprensa destacaram, porque leva um ónus de ser filha de quem é, mas já estava a tirar um curso de atores. Fomos nós, TVI, que achámos que lhe poderíamos dar esta oportunidade, não sem antes ela passar por um trabalho exaustivo dentro da Plural”, disse.

E acrescentou: “Primeiro, fez um trabalho para se perceber se tinha ou não capacidade para fazer a novela, como fazemos com todas as outras pessoas. A Francisca cá está cá para arrancar o seu novo projeto. Um dia poderá ser uma grande atriz, se ela assim o quiser.”

 

Autor de “Festa é Festa” fala sobre a novela

 

Questionado pelos jornalistas sobre se foi “fácil concretizar esta ideia”, Roberto Pereira confessou que sim. “Muito fácil. A ideia já vinha toda muito redondinha. É um território onde me sinto à vontade, tenho muitas memórias deste ambiente, destas festas e, mais do que isso, houve a tentativa – e está a ser conseguida – de tratarmos temas portugueses”, adiantou.

“É uma história de humor, mas de amor também. As pessoas vão rir muito, mas também se vão emocionar. Tentamos ir ao encontro das nossas tradições, que muitas vezes estão a ser esquecidas ou trocadas pro outros temas. Nesta festa vamos ter isto tudo”, rematou.

 

Texto: Ana Filipe Silveira e Joana Dantas Rebelo; Fotos: Tito Calado e Arquivo Impala

PUB
Top