Quem é o próximo representante de Portugal no Festival Eurovisão da Canção? As hipóteses de resposta a esta pergunta diminuem este sábado à noite, quando se der por terminada a primeira semifinal do Festival RTP da Canção.
Veja também: JÁ HÁ UMA BAIXA na lista de concorrentes!
Na primeira eliminatória da 53.ª edição do concurso de música, que será apresentada por Tânia Ribas de Oliveira e Sónia Araújo, subirão ao palco montado nos estúdios da televisão pública em Lisboa, por esta ordem:
Ana Cláudia (com o tema Inércia, dos D’Alva);
João Campos (a escolha dos D.A.M.A para cantar É o que é);
Soraia Tavares (vai cantar O meu sonho, composto por Lura);
Calema (com um tema dos próprios, A dois);
Conan Osíris (vai interpretar Telemóveis, da sua autoria);
Ela Limão (com o tema Mais brilhante que mil sóis, de Flak);
Filipe Keil (a cantar Hoje, tema criado pelo próprio);
e Matay (a escolha de Tiago Machado para dar voz a Perfeito).
Destes oito, só quatro terão lugar garantido na etapa final do Festival RTP da Canção, marcada para 2 de março e conduzida por Filomena Cautela e Vasco Palmeirim a partir da Portimão Arena. O sistema de votações, lembra a organização, é idêntico ao da edição anterior: «As votações vão decorrer sob um esquema de 50/50: o peso do voto será repartido entre o público em casa e um júri escolhido pela RTP. Na final, as votações do júri serão associadas a sete regiões diferenciadas, contando com Portugal Continental e Ilhas.»
Os jurados escolhidos pelo operador público de média já foram anunciados. Ao apresentador Júlio Isidro, que se mantém como presidente do júri, juntam-se seis nomes novos nestas funções. São eles Isaura (a compositora de O Jardim, o tema que representou Portugal, no ano passado, no primeiro Festival Eurovisão da Canção realizado em solo português), Álvaro Costa (radialista, DJ e apresentador), Selma Uamusse (cantora), Pedro Penim (encenador, ator e moderador das conferências de imprensa, ao lado de Pedro Granger, na edição de 2018 do Eurofestival), Maria João (cantora) e Rita Redshoes (cantora, compositora e instrumentista).
«Em questões de empate, as regras são claras: nas semifinais passa o tema escolhido pelo júri, enquanto na final a canção que tiver sido mais votada pelo público será a vencedora», faz questão de esclarecer a RTP.
A primeira semifinal do festival vai poder ser acompanhada através da RTP1, RTP Internacional e RTP Play.
O mesmo acontecerá na segunda, marcada para 23 de fevereiro, sábado. Atuarão, por esta ordem:
Lara Laquiz (O Lugar, de André Tentúgal);
Dan Riverman (Lava, de Miguel Guedes);
Mariana Bragada (Mar Doce, composto pela própria),
João Couto (O Jantar, de Pedro Pode);
Madrepaz (Mundo a mudar, de Frankie Chavez);
Surma (Pugna, da própria)
Mila Dores (Debaixo do luar, de Rui Maia);
e NBC (Igual a ti, da sua autoria).
O tema que Conan Osíris, nome artístico de Tiago Miranda, vai interpretar na primeira semifinal do Festival RTP da Cançãoé, à partida, o favorito. Lidera as sondagens na Internet, em blogues especializados no histórico certame de música organizado pela televisão pública e no Festival Eurovisão da Canção, e é, com uma grande vantagem sobre os seus concorrentes, o mais popular no YouTube.
Veja-se: a 24 horas de ser escutado na primeira eliminatória do concurso, a canção Telemóveis já ultrapassou a barreira do milhão e meio de acessos naquela plataforma de vídeos. O segundo com mais visualizações, A Dois, composto e interpretado pelos Calema, fixa-se nas 655 mil. É O Que É (da autoria dos D.A.M.A e na voz de João Campos), Perfeito (composto por Tiago Machado e cantado por Matay) e Igual a ti (de NBC) fecham o top 5 como os únicos, dos restantes 14 em competição, com mais de cem mil acessos.