Há um ano, a SIC promovia um debate em torno do programa Supernanny, que gerou uma controvérsia sem precedentes e acabaria suspenso. Agora, a TVI prepara-se para fazer o mesmo, na sequência das críticas, queixas e ataques feitos após a estreia do reality show Quem Quer Casar com o meu Filho?.
Veja mais: Leonor Poeiras reage a críticas sobre reality show
José Eduardo Moniz que, recorde-se, é o pai dos reality shows em Portugal (foi o responsável por, em 2000 adquirir os direitos do Big Brother para Portugal), esteve esta sexta-feira, no Jornal da Uma, a manifestar a sua opinião sobre a polémica.
Veja mais: Big Brother estreou-se há 18 anos!
«Acho que estas criticas são típicas de um país pequeno e preconceituoso. Este programas existem no mundo inteiro e eu não vejo este volume de criticas abaterem-se sobre os formatos», começa por dizer o atual consultor da Media Capital.
José Eduardo Moniz que, esta noite, vai moderar o debate entre apoiantes e detratores dos reality shows, explica ainda que estes programas têm spin offs onde são as mulheres quem escolhe os pares e afirma ainda: «tudo isto é uma celeuma que não faz muito sentido».
«A TVI tem sido uma estação muito inclusiva»
Há 19 anos, o pontapé de Marco Borges a Sónia foi abertura de noticiário em horário nobre, relegando para segundo plano a apresentação da recandidatura de Jorge Sampaio à presidência da República. Na altura, José Eduardo Moniz era diretor-geral da TVI. O atual comentador e responsável do segmento Deus e o Diabo afirma que «a TVI tem sido uma estação muito inclusiva em todos os programas que faz» e que o debate que irá acontecer esta noite é necessário porque «o contraditório tem de existir».
Veja mais: Juízas apresentam queixa contra reality shows da SIC e da TVI
Instado pela jornalista Ana Sofia Cardoso a comentar o artigo de opinião Quem Quer Casar com a Minha Vaca?, de Rute Agulhas (no qual a autora faz uma analogia pecuária aos reality shows da SIC e da TVI), o ex-diretor geral da estação de Queluz de Baixo mostra-se chocado. «Eu acho que as pessoas perderam um pouco a noção dos limites e acho que, por vezes, há visões tão apaixonadas das coisas que retiram lucidez às pessoas. Nós somos um país pequeno e, mais do que pequeno, muito provinciano. E muito preconceituoso», diz ainda Moniz.
Rute Agulhas vai estar presente no debate, onde estará também Bruno Santos, diretor de programas da TVI e Leonor Poeiras, apresentadora de Quem Quer Casar com o Meu Filho.