First Dates, na TVI, e Casados à primeira vista, na SIC. Estas são as novas apostas das estações televisivas para a reentré.
Apesar de diferentes, os dois programas têm o mesmo objetivo: encontrar o amor através de um programa televisivo.
No dating show da estação de Queluz de Baixo, Fátima Lopes e Rúben Rua vão apresentar First Dates.
Apesar de já terem começado as gravações, em Madrid, ainda está aberto o casting para integrar o dating show. Este novo formato tem estreia marcada para novembro, altura em que termina o reality show Love On Top.
First Dates é um formato original britânico que se foca em encontros amorosos. Depois de já ter sido produzido em mais de 20 países, este registo chega agora a Portugal. Cada episódio, consiste em, pelo menos, duas pessoas que nunca se conheceram e vão ter um encontro romântico num restaurante.
LEIA MAIS: First Dates: Fátima Lopes e Ruben Rua viajam até Madrid para DATE;
No fim do encontro, os participantes têm de decidir se querem continuar a ver-se ou não. Tomada essa decisão, o programa acompanha os desenvolvimentos de cada história, podendo algumas pessoas terem relações sólidas e duradouras.
First Dates existe desde 2013 e até já deu origem a um novo, chamado First Dates Hotel. Este formato consiste no mesmo género, no entanto, se o encontro correr bem os concorrentes podem passar a noite juntos num hotel.
Já na SIC, a estação decidiu adaptar o formato Married at First Sight, dando-lhe o nome de Casados à Primeira Vista. Ainda sem data de estreia, segundo revelou a TV7Dias em exclusivo, é Diana Chaves quem vai dar a cara por este novo programa.
Também este formato tem como objetivo ajudar a encontrar o amor, no entanto o risco é bem mais elevado. Os participantes só vão conhecer a sua alma gémea no dia do casamento, altura em que têm de tomar a decisão de casarem-se – ou não – com um desconhecido. Esta experiência tem dado que falar por todo o mundo.
O formato original, Married at First Sight, apresenta três casais emparelhados por especialistas em relacionamentos, que concordam em casar-se na primeira vez que se conhecem. Depois de darem o nó, passam a noite de núpcias num hotel antes de irem para a lua-de-mel. Ao regressarem, têm de passar oito semanas a viver juntos, altura em que serão novamente questionados sobre a continuação da relação ou se optam pelo divórcio.
VEJA MAIS: Diana Chaves bem atrevida com o marido
Tudo indica que a versão portuguesa seguirá os mesmos passos do formato original. Na estação de Carnaxide, já está a decorrer o casting e as únicas condições são: «estar à procura do amor, ser solteiro e estar disposto a casar com uma pessoa que nunca viram na vida».
Como funciona a junção dos casais?
Apesar de First Dates da TVI, e Casados à Primeira Vista, da SIC, terem o objetivo em comum de ajudar a encontrar o amor, o processo para juntar os casais não é igual.
Em First Dates, a escolha dos casais para um ‘encontro às escuras’ é realizada pela produção, por suposta compatibilidade, conforme a informação que cada participante transmite sobre si e os aspetos valorizam num companheiro. Depois disso o encontro dá a oportunidade aos indivíduos de se conhecerem e comprovarem se se identificam.
Já em Casados à Primeira Vista, a junção dos casais é feita por quatro especialistas que analisam em detalhe todos os aspetos da personalidade de cada concorrente, escolhendo juntar os que terão maior probabilidade de criar uma relação a longo prazo. Com mais ou menos alterações de país para país, os participantes encontram-se com os especialistas todas as semanas.
Será que as relações duram depois do fim dos programas?
Apesar de algumas relações continuarem depois do fim dos programas, a maioria termina ao mesmo tempo que o programa.
Ibiba, de 29, e Aarron,de 33,conheceram-se no dating show, First Dates, na versão do Reino Unido, em 2016 e, passados dois anos, ainda estão juntos e têm uma filha em comum. Mas não pense que o amor só chega aos mais novos, outro caso de sucesso é o de Sheila, de 82, e Bev, de 80, que decidiram entrar no concurso, na versão francesa, e ainda agora se continuam a encontrar.
No entanto, o mesmo não se pode dizer quando se fala em casamento. A Cosmopolitan quis saber quantos casais que participaram no reality show, Married at First Sight, ainda estavam juntos. John e Melissa participaram no programa australiano e no fim da emissão revelaram que iriam continuar casados. No entanto, umas semanas depois, comunicaram a separação, alegando que a experiência «recordou o bom de ter alguém».
O mesmo aconteceu com Sarah e Telv, participantes também do formato australiano e que eram uns dos casais mais fortes. Apesar dos vários rumores que existiram sobre esta ser uma «falsa relação», o ex-casal nunca confirmou tal facto e anunciou o fim do casamento.
Será que é possível encontrar o amor através de uma fórmula matemática? A partir do outono, Portugal vai descobrir.