Mário Machado, ex-líder da Frente Nacional e defensor de ideais xenófobos e racistas, esteve esta quinta-feira, 3 de janeiro, no Você na TV. A entrevista gerou críticas por parte de figuras públicas políticos e a Entidade Reguladora para a Comunicação Social confirmou já a receção de diversas queixas.
Veja mais: Manuel Luís Goucha explica entrevista a Mário Machado
Em comunicado, a Direção de Programação e a Direção de Informação da TV explicam que «entre os direitos, liberdades e garantias fundamentais que a programação da TVI respeita encontra-se a liberdade de expressão».
No site da TVI, os vídeos da entrevista de Mário Machado já não estão disponíveis (veja na galeria)
«A TVI é igualmente um operador de televisão comprometido com a emissão de uma programação diversificada e plural, compromisso esse que é, aliás, uma imposição legal. O pluralismo impõe uma consideração editorial das várias sensibilidades da sociedade portuguesa — independentemente da adesão às respetivas mundividências e visões sociais».
Veja mais: Repórter de TVI ameaçado de morte depois de entrevista a Mário Machado
No Você na TV, entre outros ideais, Mário Machado defendeu «um novo Salazar» em Portugal. A TVI defende que, no programa das manhãs da TVI, foram apresentadas «visões alternativas» às do líder de extrema-direita.
«As contradições entre a sua vida pretérita e os valores por si ora defendidos foram assinaladas. Foram igualmente abordados o seu histórico criminal, o contexto e os contornos do seu projeto político, tendo os riscos do extremismo político sido devidamente assinalados.», pode ainda ler-se.