TVI reage a afastamento de João Baptista de Festa é Festa

João Baptista foi condenado pelo crime de violência doméstica e a TVI afastou-o da novela Festa é Festa. O canal reagiu à TV7 Dias.

25 Jun 2023 | 20:25
-A +A

João Baptista foi condenado a vinte meses de prisão, com pena suspensa, pelo crime de violência doméstica. Pouco tempo depois foi noticiado que o ator tinha sido afastado, pela TVI da novela Festa é Festa, precisamente por causa da referida condenação. A TV7 Dias entrou em contacto com a estação de Queluz de Baixo para perceber a sua versão da história.

“Não fazemos qualquer comentário”, afirmou fonte oficial da TVI como reação às notícias divulgadas. O silêncio da estação não calou João Baptista que, em exclusivo à TV7 Dias se mostrou triste com este desfecho.

“Quero é trabalhar”, diz o ator. João já estava a gravar a novela há algum tempo, tal com afirmámos em primeira mão, e a sua personagem deveria estrear em setembro. Contudo, a condenação pelo crime de violência doméstica contra uma ex-companheira fez a TVI recuar.

A TVI viu-se obrigada a arranjar um substituto e escolheu Isaac Alfaiate para o seu lugar, tendo as cenas já gravadas com João Baptista sido novamente gravadas.

Leia a história completa na TV 7 Dias desta semana e saiba os meandros deste polémico despedimento, após a condenação de um crime que teve lugar há sete anos. Saiba quem tomou a decisão, quem se mostrou contra e as restantes declarações do ator, em exclusivo à nossa revista.

João Baptista reconheceu erro

Na sua conta nas redes sociais, o ator mostrou estar arrependido e pediu desculpa a todos os seus seguidores. “É um assunto que me envergonha muito. Acima de tudo, é para pedir desculpa às pessoas que ficaram tristes com a notícia e garantir que eu não sou assim”, disse.

João prosseguiu e afirmou não ser nenhum agressor. “Vivi, sim, uma relação muito tóxica [com Dina Kelly]. Hoje em dia, passados sete anos, tenho noção disso e não me permitira viver um décimo do que vivi naquela relação”, revelou no vídeo que partilhou.

Mas não foi apenas pela justiça portuguesa que o ator foi julgado. A TVI decidiu “castigar” o ator, devido à condenação, e afastou-o da novela Festa é Festa.

De acordo com a revista TV Mais, João Baptista já tinha, inclusive, começado a gravar para a trama cómica de sucesso da TVI, interpretando a personagem Fábio, mas a estação de Queluz de Baixo decidiu despedi-lo, cerca de um mês depois de o ter contratado.

A TVI viu-se obrigada a arranjar um substituto para o ator, e considerou que Isaac Alfaiate seria o ator ideal para interpretar a personagem. O ator terá de regravar todas as cenas que tinham sido interpretadas por João Baptista, que foram “para o lixo.”

Texto: Ana Lúcia Sousa e Luís Duarte Sousa

 

PUB