TVI volta ao monte do Manel… desta vez sem o marido de Goucha

Esta terça-feira, 24 de dezembro, o Você na TV! sai do estúdio e volta ao Alentejo. Há precisamente um ano, Goucha e o marido, Rui Oliveira, abriam as portas de casa. Em 2019, o cenário é outro.

24 Dez 2019 | 9:50
-A +A

Há um ano, Rui Oliveira saltava dos bastidores para a frente das câmaras durante as emissões do especial No Monte do Manel, conjunto de programas que ocupou as manhãs da TVI enquanto o estúdio de Você na TV! sofria remodelações para receber a estreia no canal de Maria Cerqueira Gomes. Acabaria por alargar a sua participação a este programa, protagonizado várias reportagens no exterior.

Esta terça-feira, 24 de dezembro, a estação de Queluz de Baixo vai novamente até Monforte, no Alentejo, para uma emissão especial de Natal do matutino conduzido por Manuel Luís Goucha e Maria. No entanto, desta vez, o marido do anfitrião não vai marcar presença, apesar de o formato ter sido gravado naquela que é, também, a sua casa de férias.

Fonte oficial da TVI explicou ao site da revista Maria que Rui Oliveira não vai surgir em antena porque «o que vai para o ar é o Você na TV! e não O Monte do Manel». «É o mesmo programa de sempre, mas gravado na casa do Goucha. Vai incluir reportagens de rua, com a Maria Cerqueira Gomes em vários locais do Porto», adianta a mesma fonte.

Incompatibilizou-se com a TVI

A sua ausência pode, ainda assim, prender-se com o mal-estar entre o marido do apresentador e Helena Forjaz, Diretora de Comunicação da Media Capital, grupo no qual se integra a TVI, depois de Rui ter garantido, em março, que não voltava ao canal enquanto este não tivesse uma organização diferente. Assumiu, na mesma altura, ver o programa de Cristina Ferreira na SIC, quase todos os dias, estando disponível para ir preparar uma receita ao «bairro vizinho».

«O Rui não tinha uma relação contratual com a TVI, esteve em antena quando tinha de estar e quando fez sentido. Fez o No Monte do Manel porque ele mora lá. Fazia sentido ele estar lá, a casa é dele. Fez uma participação no Dança com as Estrelas Especial: Fim de Ano e umas participações no Você na TV! quando foi pertinente», enumerou, na altura, Helena Forjaz em exclusivo ao nosso site.

À época, a responsável foi mais longe e revelou que, com as declarações que fez, Rui Oliveira quebrou a confiança que o canal depositava nele, bem como anulou toda a qualquer hipótese de continuar a trabalhar para a TVI. «Se calhar havia algumas coisas em cima da mesa para ele, mas não faz sentido ter alguém que não se sente bem na TVI», sublinhou a Diretora de comunicação.

Forjaz assegurou ainda que o que se passou com Rui Oliveira não beliscou a relação do canal com Manuel Luís Goucha. «O marido do Goucha chama-se Rui Oliveira e o Manuel Luís não tem nada a ver com isto (…). O Rui Oliveira é uma pessoa e o Manuel Luís Goucha é outra. São coisas distintas».

Rui Oliveira arrasou TVI

Foi durante o segundo dia de Portugal Fashion, na Alfândega do Porto, onde esteve acompanhado pelo marido, que Rui Oliveira proferiu palavras polémicas sobre a TVI. 

Depois dos tecer elogios à SIC, afirmou não pode fazer o mesmo em relação a Queluz de Baixo. «Os apresentadores são muito bons. Agora, não se pode ter apresentadores muito bons e ter uma edição péssima e ter toda a estrutura por detrás de todo o programa… Os apresentadores só têm de apresentar aquilo que lhes é proposto como temas. Se a estrutura não está bem montada, logicamente os apresentadores por si só não conseguem», opinou.

«Neste momento, a TVI tem falta de uma estrutura valente, uma estrutura profissional, consistente, que vá desde o Diretor de Programas à Edição… muitos dos membros da produção já existiam. Se eles eram ganhadores no tempo em que a Cristina lá estava é porque tudo estava bem, estava preparado. Se agora não são, é porque alguma coisa foi mexida, ou pelo menos porque andavam a dormir enquanto estavam os dois apresentadores, os melhores da televisão, juntos. Se eles [Cristina e Goucha] dissessem um palavrão, tinham muita audiência. Agora estão divididos e é diferente», vaticinou.

Texto: Ana Filipe Silveira com Ana Lúcia Sousa; Fotos: TVI e Arquivo Impala

 

Veja mais:
Manuel Luís Goucha e as «farpas» a Cristina Ferreira no arranque d’O Monte do Manel!
GUERRA sem fim! Rui Oliveira VOLTA AO ATAQUE e chama Cláudio Ramos de «CRIATURA»

PUB
Top