Príncipe Harry e Meghan Markle abdicam dos deveres reais

Os duques de Sussex emitiram um comunicado no qual confirmam o afastamento da família real britânica.

08 Jan 2020 | 19:05
-A +A

O príncipe Harry de Inglaterra e a mulher, a ex-atriz Meghan Markle, anunciaram na tarde desta quarta-feira, 8 de janeiro, que abdicam dos deveres reais. O filho mais novo da princesa Diana e a norte-americana pretendem, assim, tornar-se financeiramente independentes. No futuro, deverão dividir o seu tempo entre o Reino Unido e os Estados Unidos.

A decisão surpreendente foi anunciada através de um comunicado, partilhado em conjunto com uma fotografia captada no dia em que comunicaram oficialmente o noivado. Esta decisão foi ponderada durante vários meses.

 «Depois de muitos meses de reflexão e de discussões internas, escolhemos fazer uma transição este ano, ao começar a moldar um papel novo e modernizador dentro desta instituição. Pretendemos recuar como membros ‘principais’ da Família Real e começar a trabalhar para a independência a nível financeiro, enquanto continuamos a apoiar inteiramente sua majestade, a rainha», explicaram Harry e Meghan na missiva, garantindo que sentiram o apoio dos súbditos para tomar esta decisão.

«Foi com o vosso encorajamento, particularmente ao longo dos últimos anos, que nos sentimos preparados para fazer esta adaptação. Planeamos dividir o nosso tempo entre o Reino Unido e a América do Norte, continuar a honrar o nosso dever com a rainha, a Commonwealth e as instituições das quais somos patronos», referem.

«Este equilíbrio geográfico vai permitir criarmos o nosso filho com a apreciação pela tradição real na qual nasceu, enquanto providenciamos à nossa família o espaço para nos focarmos no próximo capítulo, incluindo o lançamento da nossa nova instituição de caridade. Vamos partilhar novos detalhes desta nova fase entusiasmante, enquanto continuamos a colaborar com sua majestade, a rainha, o príncipe de Gales, o duque de Cambridge e todas as partes relevantes. Até lá, por favor aceitem a nossa maior gratidão pelo vosso apoio», rematam.

Neto da rainha Isabel II, Harry ocupa o sexto lugar na linha de sucessão ao trono britânico. O filho mais novo do príncipe Carlos continuará a ser príncipe e a fazer parte da família real britânica, dado que os títulos nobiliárquicos que se herdam à nascença não se perdem.

De recordar ainda que Harry e Meghan estiveram várias semanas afastados dos deveres reais, porque não estavam a conseguir lidar com a pressão mediática. Este é um passo atrás nos compromissos reais com o objetivo de darem uma vida diferente ao filho, Archie, de nove meses.

 

Regresso aconteceu mas foi por pouco tempo

 

No início da semana, Harry e Meghan tinham voltado ao trabalho com o primeiro compromisso de 2020, que marcou ainda o regresso à vida ativa real após o afastamento. Durante o período sabático, os duques de Sussex passaram o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, longe dos holofotes da imprensa, e o Natal no Canadá, numa propriedade milionária rodeada de seguranças.

Recorde-se que, em setembro do ano passado, antes de anunciarem a pausa nos compromissos reais que agora se tornou definitiva, Meghan e Harry acabaram por protagonizar uma entrevista explosiva.

A duquesa de Sussex admitiu estar cansada e que não estava à espera que a vida de realeza fosse tão «dura»: «Nunca pensei que fosse fácil, mas pensei que seria justo. Eu já disse ao Harry que isto não é suficiente para sobreviver. Isto não é o sentido da vida. Precisamos de prosperar e de nos sentirmos felizes… Ninguém me pergunta se estou bem.»

 

Texto: Ricardina Batista com Dúlio Silva; Fotografias: Reuters e Divulgação
PUB