Última hora: Morreu José Eduardo dos Santos, ex-presidente de Angola

José Eduardo dos Santos, ex-presidente de Angola, morreu nesta sexta-feira, depois de vários dias internado numa clínica em Barcelona.

08 Jul 2022 | 12:59
-A +A

José Eduardo dos Santos morreu nesta sexta-feira, 8 de julho, aos 79 anos. O ex-presidente de Angola estava internado há vários dias numa clínica em Barcelona, Espanha, nos cuidados intensivos.

A notícia foi confirmada pela Presidência de Angola através da página oficial de Facebook, que, lamenta “o falecimento de Sua Excelência o ex-Presidente da República, Engenheiro José Eduardo dos Santos, ocorrido hoje [sexta-feira] às 11h10, hora de Espanha, certificada pelo boletim médico da clínica, em Barcelona, após prolongada doença”.

“O Executivo da República de Angola inclina-se, com o maior respeito e consideração, perante a figura de um Estadista de grande dimensão histórica, que regeu durante muitos anos com clarividência e humanismo os destinos da Nação Angolana, em momentos muito difíceis”, pode ainda ler-se no comunicado, que endereça à “família enlutada os seus mais profundos sentimentos de pesar”.

Recorde-se que o estado de saúde de José Eduardo dos Santos se tinha agravado no início desta semana e que os exames feitos revelaram graves e “irreversíveis” lesões no cérebro. Os filhos do ex-presidente angolano enviaram, na altura, um comunicado: “No dia 23 de junho de 2022, em Barcelona (Espanha), o engenheiro José Eduardo dos Santos sofreu uma paragem cardiorrespiratória (…) Após ter sido socorrido por uma equipa médica, foi encaminhado para um hospital naquela cidade, tendo sido internado na unidade de cuidados intensivos”.

Texto: Patrícia Correia Branco; Fotos: Impala

PUB