“Vandalismo” e muito humor! : Humorista brasileiro Fábio Porchat está rendido a Portugal

Fábio Porchat vai invadir a RTP1 numa série documental repleta de episódios hilariantes. Feliz com o resultado, o humorista brasileiro fala sobre os desafios e dos projetos futuros por cá.

29 Out 2022 | 22:30
-A +A

Quarenta anos depois da edição de “Viagem a Portugal”, de José Saramago, Fábio Porchat atravessa o Atlântico com uma missão: mostrar ao longo das próximas seis semanas “o que hoje é Portugal e o que foi um dia”, numa série documental baseada na obra do nobel português.

Com estreia marcada, para o próximo sábado, 22 de outubro, às 21 horas, o ator e humorista brasileiro promete uma viagem alucinante pelo País, com alguma “sacanagem” pelo meio, mas sempre de forma “respeitosa”. “Quando o Ivan [Dias, realizador] me convidou para este desafio eu perguntei-lhe se não seria melhor chamar um português, mas ele disse: ‘Quero o olhar de uma pessoa que tenha carinho por Portugal, mas que se surpreenda’. E faz sentido isso. Com esse programa consegui viajar e aproveitar”, contou o artista que percorreu cerca de 2600 quilómetros para visitar cerca de 150 dos 500 locais visitados por Saramago.

Surpresa. É uma das palavras que destaca para caraterizar este desafio, até porque não esperava encontrar “um povo tão aberto”, como afinal é o português. “Eu esperava mais dificuldades para entrar e conversar, e na verdade foi tudo muito direto”, disse, revelando uma das aventuras que viveu por cá: “Em Mafra, até fico muito recoso de contar isto, mas vou contar porque é divertido demais. Na biblioteca, uma funcionária disse-me que podia ver livros muito antigos. Mostrou-me uma bíblia de 1500, o Brasil ainda nem estava lá.. Abri a bíblia fui virando as páginas, meio emocionado, até que ela pensou que eu já tinha parado e pós a mão sob o livro, e nisto eu virei a página e rasgámos a bíblia de 1500! Mas, foi um pedacinho muito pequeno. Eu entrei para a história de Portugal. Quando daqui a 1500 anos alguém abrir aquilo vai dizer: que rasgo é esse? ‘Foi Fábio Porchat que esteve aqui um dia’. Até esse tipo de vandalismo eu fiz, eu vim para destruir arquivos de 1500, mas foi uma viagem inesquecível por Portugal e espero voltar a fazer mais uma viagem destas”, recordou entre risos.

Embora o diretor de programas, José Fragoso, admita que esta série documental está “fechada”, até porque teve como finalidade assinalar os cem anos do nascimento do autor português, Fábio Porchat, que voltará a abraçar novos projetos, em breve, com o canal estatal, não esconde o seu desejo de dar continuidade a esta Viagem a Portugal, numa segunda temporada, até porque “faltam conhecer muitos lugares”.

Passeio romântico de Fábio Porchat

Após a apresentação de Viagem a Portugal, Fábio Porchat rumou ao Brasil, até porque pretende voltar às urnas, a 30 de outubro, para eleger o próximo presidente brasileiro. Enquanto, esse dia não chega, o artista aproveita o seu tempo de lazer para mimar a mulher, Nataly Mega com quem foi visto, em clima de romance, durante um passeio pelo Leblon, no Rio de Janeiro.

Texto: Telma Santos (telma.santos@impala.pt; Fotos: Agnews e Tito Calado

PUB