Vencedores do “Festival da Eurovisão” vendem troféu para ajudar na guerra da Ucrânia

A guerra na Ucrânia levou a que os vencedores do “Festival da Eurovisão”, os Kalush Orchestra, vendessem o troféu que receberam para ajudar a terra natal.

30 Mai 2022 | 13:10
-A +A

A guerra na Ucrânia levou os vencedores do “Festival da Eurovisão“, originários desse país, a vender o troféu que receberam por ganharem o certame. Os Kalush Orchestra arrecaradam 838 mil euros com um leilão, realizado no Facebook, do microfone de cristal.

O valor será usado para comprar o sistema aéreo não tripulado PD-2, que inclui três aeronaves e uma estação de controlo terrestre, para as Forças Armadas da Ucrânia, disse o apresentador de televisão Serhiy Prytula, que conduziu o evento.

Os Kalush Orchestra levaram a Ucrânia a vencer a 66ª edição do Festival Eurovisão da Canção, realizado em meados de maio, com a música “Stefania”.

Além da venda do troféu, o grupo realizou um concerto em Berlim, na Alemanha, para angariar fundos para material médico. “Acho que [a guerra] deveria estar sempre nas primeiras páginas, até que a paz chegue”, disse Oleh Psiuk, o líder da banda.

 

Festival Eurovisão da Canção ofuscado por escândalo sexual

 

Festival Eurovisão da Canção 2022 foi envolvido num escândalo sexual e a notícia está a ter eco na imprensa internacional. Várias voluntárias do certame alegam terem sido assediadas durante a festa de boas-vindas aos artistas, que decorreu no domingo passado, dia 8 de maio, no Palácio de Venaria, em Turim, Itália.

O jornal italiano Corriere Torino publica o relato de de algumas alegadas vítimas. Francesca conta que estava a dançar quando um grupo de bailarinos “estrangeiros” se aproximou dela e que, de repente, começou “a sentir as mãos deles” no rabo. A jovem contou ainda à mesma publicação que viu “uma voluntária afastar um artista que tentou beijá-la”.

Leia mais aqui.

 

Texto: Ana Filipe Silveira; Fotos: DR

 

PUB