“A tristeza como emoção faz parte, [mas] como obsessão é doença. Fez-me pensar na quantidade de casos semelhantes, em quantas pessoas sofrem em silêncio, na forma como nos relacionamos e como a nossa sociedade está montada de forma a não conseguirmos expressar a nossa verdade e pedir ajuda. Não sabemos mesmo o que está por trás de um sorriso, qual a história que passa pela cabeça de cada um. Pergunto-me o que posso fazer em relação a isto“,acrescentou.
A atriz revelou que tem uma pessoa na família com uma doença mental e que, por isso mesmo, fica mais sensibilizada com o tema: “Tenho uma familiar próxima com uma doença mental grave e talvez isso me tenha feito querer tanto cuidar da minha saúde mental e falar sobre isso publicamente. A psicoterapia não devia ser um privilégio, devia ser encarada como uma necessidade geral“, disse.
A artista aproveitou a publicação para recordar o “ex” e grade amigo Ruben Maio, que está a lutar contra doença oncológica. “O meu grande amigo (em tempos namorado) Ruben Maio foi diagnosticado com cancro em fevereiro. Prometeram uma consulta de Psicologia, a que todos os doentes oncológicos têm direito. Estamos em junho e nunca foi contactado, mesmo depois de quatro ciclos intensos de quimioterapia. Felizmente está bem, tem acompanhamento psicológico por escolha própria e a sua saúde mental está protegida por isso e por um grupo de apoio forte“, pode ler-se.
“Depois ainda há o apoio psicológico crucial aos familiares que rodeiam doentes oncológicos, mentais ou quem tomou uma decisão drástica. Estes são tantas vezes esquecidos! É muito triste pensar que tantas pessoas não conseguem encontrar significado na vida, um significado mais forte do que acabar com ela – muitas vezes por desequilíbrios químicos não diagnosticados (..) Cuidem da vossa saúde antes de ficarem doentes. Cuidem das vossas emoções antes de serem arrebatados por elas. Acabem com a vergonha e a culpa de pedir ajuda“, rematou.
Veja também: “Pediu-me para lhe rapar o cabelo”: Vera Kolodzig e o apoio incondicional a Ruben Maio
Texto: Inês Borges; Fotos. DR