Vídeo regista início do sismo no México

Vídeo de um circuito de videovigilância mostra violência do sismo, registado no passado dia 19 de setembro, no México

05 Out 2017 | 14:29
-A +A

Um vídeo de um circuito de videovigilância deixa claro a violência do sismo, registado no passado dia 19 de setembro, no México. Nas imagens agora divulgadas, pode ver-se a violência do abalo de magnitude 7.2, que apanhou de surpresa alguns peões e automobilistas. O desespero da população aumenta ao longo da gravação, onde se vêm várias pessoas em clara dificuldade em manter-se em pé e carros descontrolados com o abalo. No final do vídeo, não fica claro se as pessoas conseguiram escapar à derrocada de um prédio.

O sismo provocou 360 mortos e destruiu cerca de meia centena de edifícios. A maior parte dos mortos foi registada na Cidade do México, com 219, onde se verificou o colapso de 38 edifícios. Morelos, Puebla, Guerrero, Oaxaca e o Estado do México são as regiões do país onde se verificaram maior número de vítimas mortais.

Os três tremores de terra registados nas últimas três semanas provocaram mais de 450 mortos, o número mais alto desde o sismo de 1985 na Cidade do México, que se calcula que tenha matado cerca de 20 mil pessoas.

O Governo mexicano estimou em 38 mil milhões de pesos (1,8 mil milhões de euros) o custo da reconstrução de casas, escolas e edifícios históricos afetados pelos terramotos de 07, 19 e 23 de setembro.

Veja mais notícias em destaque

PUB