Virologista Pedro Simas no centro de polémica. Catarina Furtado também está envolvida

Pedro Simas, virologista que ficou famosos por ir a vários programas de televisão falar sobre a COVID-19, está no centro de uma polémica por causa de uma publicidade feita com Catarina Furtado.

24 Ago 2021 | 15:30
-A +A

Pedro Simas, o médico que costuma ir frequentemente ao programa de Cristina Ferreira, bem como a outros formatos, como “Casa Feliz”, da SIC, está envolvido numa polémica por ter feito publicidade a uma “lente antiviral” para uma conhecida marca de lentes oftalmológicas. A frase dita pelo virologista – “Sabe como proteger os seus olhos dos vírus e bactérias? Eu digo-lhe como” – foi alvo de críticas por parte de outra marca do mesmo setor e já foi alvo de queixa à Auto Regulação Publicitária (ARP).

Além de Pedro Simas, a campanha contava ainda com a imagem da apresentadora Catarina Furtado.

De acordo com a marca que fez a queixa, esta frase pode induzir alguns compradores de lentes de contacto em erro, porque, ao usar a imagem de Pedro Simas poderá dar a entender que estas lentes protegem contra o novo coronavírus. “A associação de uma figura como Pedro Simas e a linguagem usada em relação à proteção contra vírus e bactérias cria essa ideia nos consumidores (…) de forma abusiva e enganosa”, lê-se na reivindicação, que é citada por um jornal diário.

 

Pedro Simas em silêncio sobre polémica

 

Ainda segundo o Correio da Manhã, a ARP já ordenou a retirada de “todos os suportes publicitários” à lente antiviral, “por se considerar que as mesmas não são verdadeiras, e portanto enganosas”. Ainda assim, a deliberação desta entidade esclarece que a qualidade das lentes e a proteção contra vírus e bactérias não está em causa.

Até agora, o virologista, que, a par com as idas ao programa de day time, já marcou presença também em espaços informativos de vários canais televisivos, ainda não se manifestou sobre o assunto.

 

Texto: Patrícia Correia Branco; Fotos: D.R.
PUB