Você na TV! estreou-se há 16 anos! E que diferentes eram Goucha e Cristina…

Você na TV! estreou-se, a 13 de setembro de 2014, com um mestre e a sua aprendiza. Dezasseis anos depois, as diferenças em Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira são notórias. E não só na imagem.

13 Set 2020 | 10:50
-A +A

Ela tinha 27 e ele 49 anos. Ela estava a dar os primeiros passos enquanto apresentadora e ele já era uma figura de referência na sua área. Ela chama-se Cristina Ferreira e ele Manuel Luís Goucha. Há precisamente 16 anos, a 13 de setembro de 2004, os dois iniciavam, no programa Você na TV!, aquela que viria a ser a dupla de maior sucesso da televisão portuguesa, conquistando a atenção de milhares de espectadores que, poucos anos depois, lhes dariam a liderança das manhãs, roubando-a à ‘bomba’ da SIC, Fátima Lopes, como apelidou Emídio Rangel, então Diretor de Programas, na altura da sua contratação.

O matutino tinha uma clara missão: liderar. «Este projeto é para ganhar. Caso contrário, salta-se fora», avisou logo José Eduardo Moniz, na época Diretor-Geral da TVI. A novata Cristina ouviu e calou. Anos depois, já ela e Goucha eram reis e senhores naquele horário, respondeu-lhe: «Era para ganhar, não era? Está ganho.»

 

Percorra a galeria e veja quão diferentes eram eram Goucha e Cristina!

 

O sucesso tornou-se no nome do meio daquele programa. Você na TV!, que esteve para ser conduzido por Manuel Luís Goucha e Iva Domingues, não tivesse o apresentador preterido Iva por Cristina Ferreira, liderou, liderou e liderou… até à surpreendente saída da malveirense para a SIC.

Na altura, equacionou-se o fim do programa, algo que não se veio a oficializar. Estávamos no verão de 2018 e Goucha assumia a solo a condução do matutino até, a 2 de janeiro de 2019, dar as boas-vindas a uma nova parceira: Maria Cerqueira Gomes.

Diretamente vinda do Porto Canal, a nortenha teve a difícil tarefa de ocupar o lugar deixado vago por Cristina Ferreira, já na altura uma marca de sucesso mas não tão valiosa como nos dias de hoje. E, tal como Goucha, penou. Desde 7 de janeiro daquele ano, dia em que arrancou O Programa da Cristina, na SIC, Você na TV! praticamente não conheceu outro sabor que não o da derrota.

 

Adeus, Maria!

 

Já no início deste ano, Maria Cerqueira Gomes voltou a dar primazia à sua vida pessoal e acordou com a TVI deixar a condução do matutino para poder voltar para o Porto, para junto dos filhos. Mantém-se, ainda assim, ligada ao programa, com a rubrica de entrevistas Gente com Norte.

A pandemia da COVID-19 meteu-se pelo meio e Manuel Luís Goucha sempre sozinho à frente de Você na TV!. E a perder para a sua amiga. Até que, a 17 de julho, ela volta a surpreender tudo e todos. Naquele dia, Cristina Ferreira cessava unilateralmente o milionário contrato que a ligava à SIC para regressar à despedaçada «casa-mãe», como classificou na altura, com condições nunca antes vistas: Diretora de Entretenimento e Ficção da TVI e possível nova acionista da empresa que detém o canal, Media Capital (algo que se veio a oficializar, esta sexta-feira, com a malveirense a comprar 2,5% do grupo).

E Você na TV! continua, com mais alegrias nos últimos dois meses do que aquelas que teve ao longo dos últimos dois anos. Lidera alguns confrontos com Casa Feliz, a nova aposta das manhãs da SIC, com João Baião e Diana Chaves na sua condução, e perde outros. Mas há algo que não muda: há 16 anos, é Manuel Luís Goucha que abre as portas daquela casa.

 

Texto: Dúlio Silva; Fotografias: Arquivo Impala

PUB
Top