Xutos e Pontapés relembram Zé Pedro

O primeiro concerto foi há 39 anos. A data não foi esquecida pela banda, que anunciou novos concertos e um disco.

13 Jan 2018 | 17:43
-A +A

São quase quarenta anos a dar concertos em Portugal e além fronteiras. O primeiro concerto dos Xutos & Pontapés foi há 39 anos, a 13 de janeiro de 1979, na sala Alunos de Apolo, em Lisboa. Na altura, Zé Leonel na voz, Zé Pedro na guitarra e Kalú na bateria, participaram nas comemorações dos 25 anos do Rock & Roll.

Era o início de uma das bandas mais importantes da música portuguesa. 13 álbuns originais lançados, salas de espectáculos esgotadas, vários prémios, condecorações e o feito de ter uma música, «A minha casinha», a tocar no Stade de France, em Paris, quando Portugal se tornou campeão europeu pela primeira vez (e única) em 2016.

Leia também: Recorde a carreira de um dos nomes mais emblemáticos do Rock português.

 Em data especial, o grupo não deixou de prestar uma sentida homenagem a Zé Pedro, que morreu a 30 de novembro do ano passado, aos 61 anos, vítima de doença prolongada. Numa publicação na página oficial dos Xutos & Pontapés, a banda anunciou que pretende lançar um disco de originais este ano, com várias músicas gravadas por Zé Pedro, e que vai dar vários concertos de homenagem ao guitarrista.

«Olá. Hoje é um bom dia para olharmos para a frente. Os Xutos vão continuar. Temos entre mãos as músicas novas, muitas delas com a guitarra do Zé já gravada, estamos a contar com o disco de originais neste ano. Temos alguns convites para actuações especiais de homenagem ao Zé Pedro. Temos vários pedidos para concertos que vamos aceitar. Não é fácil, a ausência pesa toneladas, sabemos que vai ser diferente, esperamos que seja bom. Com a ajuda de todos a gente não vai parar. Abraços !» escreveu a banda.

Depois do concerto em Albufeira – o último da banda – na passagem de ano, o grupo não tem ainda datas marcadas para concertos em 2018. O manager da banda, Kabeca, por altura do concerto, tinha afirmado que a banda estava a pensar se iria fazer uma pausa ou regressar rapidamente à estrada.

 

PUB
Top