EXCLUSIVO | Famoso cantor português luta contra insuficiência hepática

A administração de um medicamento provocou a Zé Amaro uma intoxicação do fígado. A hipótese de um transplante hepático não está descartada, revela à TV 7 Dias o braço-direito do cantor.

18 Jun 2019 | 20:55
-A +A

Descreve-se como um «cantor country pioneiro em Portugal». Soma mais de 20 anos de carreira, 12 dos quais a solo. Tem uma média de cem espetáculos por ano no nosso país, aos quais acrescem os concertos que dá para as comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo. Sempre esgotados.

Acarinhado pelo público português (sinal disso mesmo, na sociedade em que vivemos, é o facto de agregar mais de cem mil fãs no Facebook e 35 mil no Instagram), Zé Amaro foi obrigado a afastar-se dos palcos. Sabe a TV 7 Dias que o conhecido artista deixou a plateia que o ouvia em Guifões, Matosinhos, na semana passada, em sobressalto quando interrompeu o concerto e não mais voltou ao palco.

 

 

Ver esta publicação no Instagram

 

É hoje que a gente se e encontra… 12 jun-Guifões-Matosinhos22h 14 jun-Argoncilhe-Sta Maria da Feira 15 jun-Tabuado-Marco de Canaveses 16 jun-Festa rádio Vizela 16 jun-4ª Festa do Peregrino 16 jun-Vilela da Cabugeira-Pedras Salgadas 19 jun-Alpendurada-Marco de Canaveses 20 jun-Canelas-Vila Nova De Gaia 21 jun-Alvaredo-Melgaço 22 jun-Gestaçô-Baião 23 jun-S. joão do Curro Pedroso-V N Gaia 28 jun-Abragão-Penafiel 29 jun-Galegos-Penafiel 30 jun-São Pedro-Fins Maia . #zeamaro #ZéAmaroTour #monaco #beausoleil #novamusica #musicanova #novoalbum #barcelos #paredes #nogueiradaregedoura #zeamarotour2019 #cowboyapaixonado #aminhaestrada #cowboy #omeucaminho #cowboyportugues #gratidao #melhoresfãsdomumdo #country 🔜 https://youtu.be/7pd9MRQsGvk

Uma publicação partilhada por Zé Amaro (@zeamarooficial) a

 

O motivo? O problema de saúde contra o qual luta há um ano: insuficiência hepática. Xavier Mota, que se autointitula «braço-direito» de Zé Amaro, revela tudo, em exclusivo, à TV 7 Dias. «A paragem forçada dos espectáculos deve-se ao facto de aproximadamente há um ano lhe ter sido administrada [num hospital] uma medicação que lhe provocou a intoxicação do fígado», começa por nos contar o representante do cantor.

Sem se querer alongar em explicações quanto ao que motivou este problema de saúde, Xavier Mota refere apenas que o propósito da medicação se deveu ao «historial familiar» do artista. Diagnosticada a insuficiência hepática, o caso de Zé Amaro foi transferido para outro corpo clínico. «Ele fez umas dietas, um tratamento rigoroso que anulou a outra medicação. Não estávamos à espera que a situação se complicasse…», admite.

Complicou-se no passado dia 12. Questionado sobre o que sentiu Zé Amaro para ter abandonado o espetáculo em Guifões, o braço-direito do cantor esclarece à TV 7 Dias que o artista «começou a sentir cansaço e tonturas ao longo do concerto».

«Durante estes meses, ele tentou ao máximo realizar os muitos espetáculos agendados, [mas] agora tem de priorizar a sua saúde. Só retornará aos palcos quando a sua equipa médica assim o permitir, o que de momento é, de todo, impossível», acrescenta Xavier Mota.

 

Hipótese de transplante não está descartada

 

À data do telefonema feito pela TV 7 Dias ao seu representante, o cantor continua internado, mas com previsão de receber alta hospitalar nas 24 horas seguintes. «Ele sente-se tranquilo, mas está com pena de não poder fazer os concertos dele.» Só no resto do presente mês, Zé Amaro tinha previstos 13 espetáculos, que «estão a ser cancelados». «Neste momento, não há previsão de ele regressar» ao trabalho, reitera.

Apesar de não querer entrar num cenário especulativo, Xavier Mota não nega que o popular artista possa vir a necessitar de um transplante de fígado. «A equipa médica ainda não especificou nada [sobre um possível transplante], porque ele está a fazer uma série de exames. Saberemos nos próximos dias.»

 

A mensagem para «os milhares de fãs»

 

Xavier Mota termina a conversa com a TV 7 Dias sublinhando que Zé Amaro «é um cantor absolutamente apaixonado por tudo o que faz, mas a sua saúde é a prioridade e exige que faça uma pausa.»

E transmite uma mensagem enviada pelo próprio: «Ele agradece a compreensão de todos os milhares de fãs, assim como de todos os profissionais da música, empresários e comissões de festas. Agradece ainda a especial compreensão pelo respeito da sua privacidade nesta fase passageira da sua vida.»

 

Texto: Dúlio Silva | Fotografias: D.R. e reprodução redes sociais

PUB
Top